segunda-feira, 26 de julho de 2021

Economia de São João da Barra paga salários superiores aos de Campos

 

Salário médio mensal das economias de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de 2019 segundo o IBGE




O gráfico apresenta os dados do salário médio mensal dos trabalhadores ocupados de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, segundo o IBGE no ano de 2019.

Como se observa, o salário médio mensal da economia de Campos é de 2,4, da economia macaense é de 6,1, a de Rio das Ostras é de 3,2 e a de São João da Barra é de 3,6 salários.  

E, ainda, o IBGE, apurou o pessoal ocupado assalariado, e Campos em 2019 ostentou o quantitativo de 83. 051 trabalhadores e Macaé ficou com o numerário de 115.034.

Já, no caso de Rio das Ostras e São João da Barra, respectivamente, a população ocupada é de  26.481 e 14.061 trabalhadores.

Diante desse cenário, pode-se concluir que, os setores produtivos de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, pagam maiores salários, do que o setor produtivo de Campos. Porque em Macaé, encontra-se, a economia do petróleo, em Rio das Ostras tem o distrito industrial com grandes empresas multinacionais do ramo petrolífero e São João da Barra o Porto do Açu, que oferta indubitavelmente, remunerações ao mercado de trabalho local, superiores ao salário mínimo. Ao contrário de Campos, que continua com um sistema econômico de baixo valor agregado, baseado em atividades, de serviços, de comércio, de construção civil e de uma indústria e agricultura de tímida modernidade e de baixa produtividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário