segunda-feira, 13 de maio de 2024

Construção civil reduziu as contratações de trabalhadores formais em março de 2024

 

CAGED: saldo líquido do emprego da construção civil no mês de março de 2023 e 2024 


A atividade da construção civil desacelerou no mês de março de 2024 nos municípios de Macaé, de São João da Barra, Rio das Ostras, exceto em Campos, onde se observou uma pequena contratação de trabalhadores, conforme os dados do gráfico.


quinta-feira, 9 de maio de 2024

“Cheque em branco” do prefeito Wladimir Garotinho pode ultrapassar a cifra de R$ 1 bilhão. Dinheiro tem!

 

De acordo com o artigo 24 destacado no final desta postagem, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, o prefeito Wladimir Garotinho pede um “cheque em branco”, a Câmara de Vereadores, no  total de R$ 1,007 bilhão, isto é, se o orçamento do Poder Executivo for exatamente o que está contemplado no Projeto da LDO de 2025. Ele pode variar para mais ou para menos, vai depender do valor da LOA que será enviada em agosto e apreciada pelos vereadores.

No que diz respeito agora ao Poder Legislativo local, o valor do “cheque em branco”, para que o Presidente da Câmara possa suplementar  o orçamento  da casa,  ainda não se conhece os seus números, na atual conjuntura . Pois, o atual Presidente da Câmara tem pela LDO de 2025, o dever de encaminhar ao Poder Executivo para ser agregado a LOA de 2025,  até o dia 30 de julho deste ano, o orçamento do Poder Legislativo.

Portanto, fica neste artigo apenas calculado, por enquanto, o “cheque em branco” do Poder Executivo, obviamente, se os ilustres vereadores aprovarem a LDO que já está nos escaninhos da Câmara Municipal.  

Art. 24. Fica o Poder Executivo Municipal e o Poder Legislativo, nos termos que dispuser a Lei Orçamentária Anual de 2025, autorizado a abrir créditos adicionais suplementares e/ou remanejar, por Decreto Municipal, até o limite de 30% (trinta por cento), do orçamento fixado pelo Poder Executivo, nos termos do art. 7º, inciso I da Lei Federal n.º 4.320 de 17 de março de 1964.


quarta-feira, 8 de maio de 2024

Muita receita e alta despesa da LDO de 2025

 

Evolução da Receita total x Despesa total da LDO de 2025 de Campos dos Goytacazes (RJ) em valores nominais - (R$ - em Milhões)

 

O gráfico demonstra a evolução da receita e da despesa total da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) de 2022 a 2027, cujos dados foram retirados do ANEXO DE METAS FISCAIS do Projeto de Lei da LDO de 2025, que está na Câmara Municipal.

Como se observa, o orçamento fiscal campista é bilionário, assim como, as suas respectivas despesas. Não basta apenas visualizar as receitas, temos que também olhar os compromissos assumidos pela máquina pública. Que em se tratando de Campos não poucos. O que não falta são problemas e demandas sociais. É isso aí.


terça-feira, 7 de maio de 2024

Futuro prefeito de Campos em 2025 terá um Orçamento de R$ 3,357 bilhões e herdará uma dívida de R$ 158,301 milhões

 

LDO de 2025 em valores nominais - (R$ em Milhões) da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ)


O gráfico apresenta os dados do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, encaminhado pelo governo Wladimir Garotinho ao Poder Legislativo local, ele será submetido à Audiência Pública, e depois, encaminhado à votação em plenário.

A LDO é o diploma legal responsável pela elaboração do Orçamento Fiscal do ano de 2025, a LOA. Nela consta as metas e prioridades do futuro orçamento, cuja execução ficará a cargo do futuro prefeito de Campos, eleito, no próximo pleito de outubro.

Agora vamos aos números. O orçamento do ano que vem será de R$ 3,357 bilhões, a folha de pessoal e encargos sociais dos servidores municipais totalizará R$ 1,150 bilhão, a amortização de dívida de curto prazo (até doze meses) mais os juros chegará ao patamar de R$ 158,301 milhões, a dívida de longo prazo (acima de doze meses) encontra-se no valor de R$ 1,116 bilhão e os investimentos serão de apenas R$ 136,898 milhões. O que demonstra, com isso, a baixa capacidade de investimento público da prefeitura em 2025 travado em função da imensa dívida.

Por fim, é relevante destacar no ano que vem, o futuro prefeito herdará uma dívida para pagar ao longo do exercício fiscal de 2025 de R$ 158,301 milhões e terá para investimentos o quantitativo financeiro de R$ 136,898 milhões. O que é muito preocupante esse desequilíbrio das contas municipais.      


segunda-feira, 6 de maio de 2024

Endividamento das prefeituras

 

Amortização mais os juros da dívida de curto prazo de janeiro a dezembro de 2022 e de 2023 em valores nominais - (R$- em Milhões)


O gráfico apresenta a execução orçamentária do pagamento da dívida de curto prazo, até doze meses, como por exemplo, do INSS, do FGTS, do PASEP, com a rede bancária e outras instituições, das Prefeituras de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, cujos dados foram retirados do TCE-RJ.

O maior pagamento da dívida em termos absolutos foi o da Prefeitura de Campos, em função do seu grande endividamento. E em termos relativos, conforme o gráfico está a Prefeitura de Macaé, pois de 2023 em relação a 2022, o pagamento cresceu 617,61%. As demais tiveram pouca expansão das suas amortizações, embora a Prefeitura de São João Barra tenha também uma pesada dívida. Para infelicidade do povo sanjoanense.

Portanto, dentro do contexto acima, o maior endividamento ficou a cargo da Prefeitura de Campos, e o menor é o da Prefeitura de Rio das Ostras. É desse jeito.   


quinta-feira, 2 de maio de 2024

Setor de serviços gerou empregos em março de 2024

 

CAGED: setor de serviços do mês de março de 2023 e de 2024


De acordo com os dados do último CAGED sobre a pesquisa do emprego formal no Brasil, o setor de serviços do município de Campos e de São João da Barra, no mês de março de 2024 em relação a março de 2023, acusou redução de criação de empregos. Enquanto isso, no mesmo período, o mercado de trabalho de prestação de serviços de Macaé e de Rio das Ostras, ocorreu elevação de abertura de vagas com a carteira assinada, conforme pode se observar nos números do gráfico.  

Todavia, o que importa efetivamente no que diz respeito à empregabilidade, é o saldo líquido encerrar o mês com a curva positiva, e isso ocorreu em relação às economias dos municípios analisados nesta postagem. É desse jeito.   


terça-feira, 30 de abril de 2024

Enquanto o comércio de Campos se arrasta o setor de serviços gera empregos formais

 

CAGED: saldo líquido do mês de março de 2023 e de 2024


 

Segundo o CAGED publicado hoje pela manhã, o mercado de trabalho da economia campista criou 507 empregos a mais em março de 2024. Enquanto isso, o saldo líquido do mesmo período do ano passado ficou em 754 postos de trabalho.

Observa-se, então, dentro desse contexto, uma redução do saldo líquido total de março de 2024 em relação a março de 2023 de 32,76%.  Todavia, o que importa, é a geração empregos no mês. Em relação a isso, o saldo líquido ficou positivo.

Por fim, temos que ressaltar, tanto no mês de março de 2023, assim como também em março de 2024, o setor de serviços foi o grande gerador de empregos e o comércio, infelizmente, continua se arrastando, como se pode verificar no gráfico.