terça-feira, 31 de outubro de 2023

Setor de serviços abriu vagas em setembro de 2023 e setor sucroalcooleiro destruiu empregos com a carteira assinada

 

CAGED: saldo líquido do emprego de setembro de 2022 e de 2023 


De acordo com o CAGED de setembro publicado no dia de ontem, o mercado de trabalho do município de Campos dos Goytacazes (RJ), em setembro de 2023 criou 400 empregos formais. Neste mesmo período do ano passado o saldo líquido da empregabilidade da economia local ficou negativo em 270 postos de trabalho.

Os segmentos econômicos que impactaram positivamente a empregabilidade de setembro de 2023 foram: o setor de serviços, seguido pela construção civil e o comércio. E no rol daqueles que destruíram empregos, temos a agropecuária e a indústria, refletindo já o final da safra do frágil setor sucroalcooleiro da economia campista.

No que diz respeito, a setembro de 2022, a construção civil gerou mais empregos, acompanhado do segmento de serviços e do comércio. E em relação à agropecuária e a indústria por estarem no encerramento da safra canavieira amargaram, então, números negativos.

Portanto, esta é a realidade do cenário do emprego na economia de Campos dos Goytacazes (RJ), em setembro de 2022 e de 2023.       


Por Alcimar das Chagas Ribeiro

 

A região Norte Fluminense gerou 1,6 mil vagas de emprego em setembro acumulando 16,8 mil vagas no ano

 

A região Norte Fluminense gerou 1.664 vagas em setembro, desacelerando 1,6% em relação a agosto. Macaé liderou o processo com 1.130 vagas geradas no mês, seguido por Campos dos Goytacazes com 400 vagas geradas e São João da Barra com 112 vagas geradas em setembro. No acumulado de janeiro a setembro foram geradas 16.776 vagas. Macaé gerou 7.671 vagas, Campos dos Goytacazes gerou 5.242 vagas, São João da Barra gerou 3.019 vagas e São Francisco de Itabapoana gerou 468 vagas no período.

Na avaliação setorial, considerando a movimentação nos quatro principais munícipios geradores de emprego (Campos, Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana), o setor de serviços liderou com 6.278 vagas no período, seguido pelo setor de construção civil com 4.873 vagas, setor industrial com 3.298 vagas, setor agropecuária com 1.024 vagas e setor comercial com 927 vagas no período.

O estado do Rio de Janeiro gerou 123.028 vagas, enquanto o país gerou 1.599.918 vagas no período de janeiro a setembro.

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segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Royalties de outubro de 2023 na conta !

Royalties de setembro e outubro de 2023 - em valores nominais - (R$ - em Milhões) 


Depositado nas contas das prefeituras petro-rentistas do estado do Rio de Janeiro, a parcela dos royalties do mês de outubro de 2023, na última sexta-feira, tanto dos municípios da Bacia de Campos, como também da Bacia de Santos.

Da Bacia de Santos, são os municípios de Maricá, de Niterói e de Saquarema, todos eles recebendo quantias significativas das rendas petrolíferas, conforme os dados do gráfico.

Portanto, depois desses depósitos os prefeitos da região estão respirando aliviados, pois alguns pagamentos de empreiteiros e fornecedores estavam pendentes, devido aos atrasos dos repasses pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).


quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Mais empregos na indústria na região Norte Fluminense e Baixada Litorânea

 

CAGED: saldo líquido do emprego da indústria de agosto de 2022 e 2023 



Segundo os dados da empregabilidade de agosto de 2023 em relação a agosto de 2022, no que diz respeito ao saldo líquido de empregos formais da indústria na nossa região, o município de Rio das Ostras liderou a criação de vagas, acompanhado por Campos, segundo o CAGED.

Já em agosto do ano passado a economia Macaense, foi a que mais criou postos de trabalho e a de Rio das Ostras ficou em segundo lugar, conforme está no gráfico.

Portanto, em agosto de 2023 apenas a indústria de Macaé, destruiu empregos, com a carteira assinada. O que não é uma boa notícia.


terça-feira, 24 de outubro de 2023

Orçamento do FUNDECAM de 2024

 

Orçamento do FUNDECAM de 2023 e de 2024 em valores nominais - (R$ - em Milhões)


O orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Campos (FUNDECAM), para o ano que vem segundo o Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2024 que está na Câmara Municipal, sofrerá uma pequena redução de 3,72%, conforme se pode observar, os dados do gráfico.


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Mais de 235 mil campistas em situação de vulnerabilidade social

 

Cadastro Único

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ


Segundo o Ministério da Cidadania do Governo Federal, das 235.781 pessoas cadastradas no Cadastro Único (CADÚNICO), do município de Campos dos Goytacazes (RJ), em relação aos dados de agosto de 2023, no que tange ao contingente de campistas em situação de vulnerabilidade social.

Existem 68% de pessoas em situação de pobreza, 18% na condição de baixa renda e 14% de vulneráveis, possuem renda acima de meio salário mínimo, conforme os números do gráfico. 

Portanto, em face dessa deplorável realidade social do nosso município, verifica-se, do total de 235.781 cadastrados, se 14% ganham acima de meio salário mínimo, então, 86% recebem abaixo. O que realmente é extremamente preocupante.


Fonte: MC, Secretaria Nacional de Renda e Cidadania - SENARC






sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Aumentou o número de campistas no CADÚNICO em agosto de 2023

 

Cadastro Único

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

De janeiro de 2022 a agosto de 2023

Segundo os dados do Ministério da Cidadania do Governo Federal, no que diz respeito ao número de pessoas cadastradas no CADÚNICO do ponto de vista da vulnerabilidade social de agosto de 2023 em relação a julho de 2023 aumentou em 0,23%. Em julho de 2023 o quantitativo chegava a 235.239 pessoas e em agosto de 2023 elas totalizaram o numerário de 235.781, conforme o gráfico.

Portanto, os números acima são preocupantes.

 

Fonte: MC, Secretaria Nacional de Renda e Cidadania - SENARC


quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Orçamento da área social do governo Wladimir Garotinho crescerá 12,45% no ano de 2024

 

Orçamento da área social de 2023 e de 2024 do município de Campos dos Goytacazes (RJ - em valores nominais- (R$-em Milhões)


O orçamento da área social do governo Wladimir Garotinho no ano que vem, ano eleitoral, segundo o Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2024, será de R$ 137,741 milhões. Neste valor estão consideradas as dotações orçamentárias das seguintes unidades gestoras: SECRETARIA MUN. DE DESENVOLVIMENTO HUMANO SOCIAL, FUNDO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E O FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL.  Ele crescerá 12,45%, em relação ao deste ano conforme está no gráfico.

Portanto, pode-se dizer que, o dinheiro não faltará para o combate à pobreza no nosso município que possui no CADASTRO ÚNICO do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, de acordo com os números de julho de 2023, o quantitativo de 235.239 campistas registrados, em estado de vulnerabilidade social. Para vergonha de todos nós.  

 



quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Empregos da construção civil de Macaé aumentaram 27,32% em agosto de 2023

 

Saldo líquido do emprego na construção civil de agosto de 2022 e 2023



O mercado da construção civil do município de Macaé, conforme os dados da empregabilidade de agosto de 2023 em relação a agosto de 2022, segundo o CAGED, encontram-se aquecido. As contratações aumentaram 27,32%. O saldo líquido total de agosto de 2022 ficou em 593 trabalhadores e em agosto de 2023 em 755 empregos formais.

Nos demais municípios analisados, neste estudo, os empregos se elevaram em Campos, e reduziram em São João da Barra e em Rio das Ostras. No caso destas duas últimas cidades, não é uma boa notícia.  

Portanto, em face do aumento e diminuição das contratações na construção civil regional, há motivos para se comemorar, pois os números ficaram positivos em agosto de 2023, em relação a todos os municípios.


Seminário da UFF de Campos

 


Seminário da UFF – dia 17/10/2023

 

Disciplina: Desenvolvimento, Ambiente, Políticas Públicas, Conflito e Cidadania.

Professores: Jorge Natal e José Luís Vianna da Cruz 

Aluno: José Alves de Azevedo Neto

Texto: O RIO DE TODAS AS CRISES

 

Seção IV – A Outra Raiz da Crise – pg. 36

No imaginário carioca dois fatos foram responsáveis pela crise econômica e financeira do estado do Rio de Janeiro: a transferência da capital do país para Brasília e a fusão do antigo DF ao antigo ERJ.

Havia clima para fusão nos anos 70, sobretudo, por parte da classe empresarial que vislumbrava a possibilidade da junção entre a base técnica do antigo estado da Guanabara e os potenciais produtivos do antigo estado do Rio de Janeiro. (Araújo 1994: 235)

Tal otimismo decorria da crença de que o governo federal elaborando um novo desenho industrial desconcentrado para o país. Reduziria a importância da indústria paulista no contexto nacional e simultaneamente, elevaria a importância da indústria no novo estado na região Sudeste.

E, por fim, esse mesmo empresariado particularmente o carioca, considerando o conservadorismo político do outro lado da baía (Niterói), ao reforçar a estratégia geopolítica geiselista de distenção lenta, segura e gradual (Lessa 1978), dado o mencionado ônus econômico do município sede, em razão da transferência da capital federal para Brasília, achavam que o governo federal iria compensar o município sede com incentivos fiscais.

O que dava certeza a classe empresarial dessa possiblidade, eram alguns indicadores importantes no estado, como por exemplo: obras concluídas e anunciadas tocadas com recursos federais, como: Ponte Rio Niterói, Porto de Sepetiba, Usina de Angra dos Reis, Rio-Santos, Novo Galeão, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), fortalecendo, com isso, o diagnóstico da classe empresarial.

A euforia da classe empresarial era ilustrada pelo fato do município sede, na primeira metade dos anos 70, possuir vocações importantes, no que tange ao aspecto financeiro, polo industrial de ponta e ser provedor de serviços. Eles alimentavam a certeza de que esse cenário seria levado adiante pelo governo federal, através de ajudas financeiras, compromisso assumido com a nova unidade federativa. Em face disso, o governo federal não deixaria tal estrutura morrer. Ademais, o Brasil vivia sob o signo do Brasil potência e da ideologia desenvolvimentista.

O que contribuiu para tal otimismo também foi que a crise financeira e fiscal da União ainda não era visível. Porém, a implantação da fábrica da Fiat em MG e a saída da IBM do RJ, acordou o empresariado.

Todavia, essas duas perdas acenderam as luzes amarelas e anunciaram o por vir. Assim, na entrada dos anos 80 as luzes vermelhas acenderam de vez.

Marca-se aí, o fim do relativo otimismo dos anos 70 para o fim do ufanismo oficial, e nasce agora o discurso formulado por parte do empresariado que atribuiu à crise a falta de uma consciência regional que aglutinasse as elites em torno de um projeto comum de desenvolvimento (Araújo 1994:247).

E, assim, a crise foi reconhecida, e se afinou uma tese, de que ela derivaria da falta de capacidade das elites (quais?) em situarem o RJ (o estado ou MS?) como uma questão regional específica. Começa a nascer então o desejo do regionalismo.

Não surpreende que os empresários ainda consideravam a causa da crise, a perda da capital para Brasília e a fusão, concentrando suas análises e proposições nas lutas pelos fundos públicos federais.

Por conta das cobranças frustradas de caráter patrimonial ao governo federal passam doravante a culpar, como os grandes responsáveis pela crise, outras elites, em especial a política e governantes, de antes e daquele momento.

Enfim, pode-se dizer, no final dos anos 70 e início dos 80, constituiu um ensaio geral das lutas de classes que se seguiria, maquiada pelo mote do estado-região. Aqui mais uma vez se confirma o traço regionalista da classe empresarial.  

Ser sede do país ajudou o RJ, a pousar de não regionalista, tendo em vista a fama de que o carioca só se preocupava com as grandes questões nacionais, o que em parte era verdadeira, certamente não era na sua plenitude, tanto que quando a crise se instalou com toda virulência veio à cena social, o regionalismo ainda que pouco orgânico.

 

IV. 2- ainda a história recente e a elaboração discursiva de classes

Neste contexto é criado o Instituto de estratégias do Estado do Rio de Janeiro, o Clube do Rio. Sua missão era articular o empresariado fluminense, criar uma ideologia e atuação de base regional: no seu âmbito surge à tese do estado-região, elabora-se o discurso do esvaziamento econômico, enquanto obra política.

A despeito deles defenderem a economia do estado, na prática eles defendiam os interesses dos empresários da capital, principalmente do município sede.

As propostas eram criar uma bolsa de mercadorias na cidade do Rio, estabelecer diretrizes que garantissem o segundo lugar no cenário nacional da indústria do Rio no município sede e incentivar a atração de conglomerados financeiros.

Segundo Natal tais propostas não tinham como obter êxito. O objetivo delas eram a defesa dos interesses de seguimentos do empresariado, com destaque para o comércio, finanças e indústria naval do município sede.

Com o aprofundamento da crise dos anos 80, a eleição de Brizola e de João Donato na FIRJAN, o Clube do Rio promoveu seminário sobre as vocações econômicas do RJ, leia-se município sede.

Na verdade em face do novo quadro político, econômico e institucional, eles queriam emparedar o governo federal e estadual em busca de vantagens pecuniárias, olhando sempre os seus interesses. E, posteriormente, fazer o sucessor de Brizola, Moreira Franco, alinhado com os interesses da classe.

O diagnóstico estava errado e no governo de Moreira Franco a crise refluiu. E em 1988 veio o golpe fatal, que foi a manifestação da intenção de transferência das instituições financeiras, agências sediadas na região fluminense para São Paulo.

 

IV-2-1 – Sobre a história recente e as aproximações discursivas de classes; escapismos, escapismos e escapismos.

 Surgem os escapismos socialmente construídos:

     A vocação natural do estado para centro financeiro. Os empresários não entendiam as mudanças que vinham ocorrendo na economia brasileira e a consolidação de São Paulo como centro industrial e financeiro desde 70. Eles culpavam a classe política do estado pelas perdas, sobretudo da Bolsa de Valor. Achavam que a intervenção política junto aos grandes grupos financeiros ajudaria reverter à saída das aludidas empresas.

  A segunda foi à vocação turística. Os empresários do setor invocava a violência urbana para justificar a perda de dinamismo econômico do setor.

A terceira. Diz respeito às perdas financeiras do Rio, elas decorriam da transferência da capital para Brasília, junta-se a isso, a fusão como golpe fatal na autoestima da população do município sede “como assumir uma identidade que não corresponderia os fatos, de passar a ser fluminense quando historicamente se foi carioca”. Então, no imaginário da sua população, e não apenas da sua elite, permanecia sendo o Rio Cidade.

     A quarta enquanto desdobramento da anterior. A incompetência dos governos e lideranças políticas estaduais que não sabia se mover no terreno movediço das guerras dos recursos fiscais de natureza federal, ou seja, a obtusidade política ideológica que jogava o poder central contra os interesses do Rio.

 

Considerações finais:

I-que a crise da sociedade fluminense de 82 a 94 foi longeva, profunda, complexa, evidenciada nas várias expressões da vida social fluminense;

II-que a degradação econômica da região fluminense se iniciou no final do século retrasado e simultaneamente emerge uma verdadeira economia e sociedade capitalista em São Paulo, com sua teia de articulações econômicas para frente e para trás;

III – que a degradação econômica do ERJ está no modelo econômico frágil adotado e afiançado pelos empresários, em face de outros estados;

IV- e o discurso Rio como voz da nação foi largamente empregado em nome dos interesses patrimoniais;

V- a perda da capital da república, apenas, agravou uma crise histórica de fragilidade da economia fluminense.

 

Referências bibliográficas:

·       Natal, J. Texto Rio de todas as Crises.

 

 

 


terça-feira, 17 de outubro de 2023

Educação de Campos terá mais 10,68% de orçamento no ano de 2024

 

Orçamento da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes (RJ) de 2023 e 2024 em valores nominais - (R$- em Milhões)


O orçamento da Secretaria de Educação do município de Campos dos Goytacazes (RJ), para o ano de 2024, segundo o Projeto de Lei Orçamentária (LOA), que está no Poder Legislativo local será de R$ 617,402 milhões. A dotação do ano que vem aumentou 10,68% em relação à deste ano, conforme os dados do gráfico.


segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Agricultura de Campos em 2024: mais dinheiro na recuperação de estradas e menos no aumento da produção agrícola

 

Orçamento da Agricultura de 2023 e da LOA de 2024 em valores nominais - (R$ em Milhões)



O orçamento da Secretaria de Agricultura e Pesca do município de Campos dos Goytacazes (RJ), no ano de 2024 crescerá 132,95%. Saiu do patamar  atual de R$ 22,441 milhões no ano de 2023 e chegará no ano que vem ao total de R$ 52,278 milhões,  se os vereadores aprovarem a LOA de 2024 , conforme foi encaminhada ao Poder Legislativo local.

Deste valor de R$ 52,278 milhões serão destinados a AGREGAÇÃO DE MÁQUINAS VIA COMPRA OU CONTRATAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS E PONTES o quantitativo de R$ 37, 244 milhões ou 71,24%. Numa economia municipal onde há pouca diversificação agrícola e produtiva. O que é preocupante.

Portanto, como se observa através dos números, a pasta da Agricultura do prefeito Wladimir Garotinho em 2024, no ano eleitoral, está bastante privilegiada. A prioridade será compra de máquinas e recuperação de estradas vicinais. E o aumento da produção de alimentos e congêneres, como ficará?

 


quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Mais pagamentos de dívidas e menos investimentos no orçamento do prefeito Wladimir Garotinho de 2024

 

Lei Orçamentária (LOA) de 2023 e Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2024 do município de Campos dos Goytacazes (RJ)  



No comparativo entre a Lei Orçamentária (LOA) de 2023 e do Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2024 que está na Câmara Municipal de Campos para ser votado, no que tange aos itens relativos a folha bruta, a amortização da dívida da prefeitura mais os juros e os investimentos.

Pode-se, todavia, observar no gráfico que a folha bilionária dos servidores públicos reduzirá 7,29% em 2024, a despesa com a amortização da dívida terá uma diminuição de 32,40%, o pagamento dos juros da dívida crescerá 0,48% e os investimentos responsáveis pela geração de emprego e renda no setor da construção civil campista encolherá 21,26%.

Outro ponto que deve ser ressaltado, de acordo com a “realidade numérica” apresentada pelo prefeito Wladimir Garotinho aos vereadores, ao se somar a amortização da dívida e os juros o valor atingirá no ano que vem o patamar de R$ 152,933 milhões, acima do quantitativo que será investido em 2024. O que demonstra ainda o grande endividamento da prefeitura pelos governos passados.

Portanto, aí estão os números relevantes do orçamento de 2024 do atual governo municipal para serem analisados e questionados, pelos ilustres vereadores da nossa cidade.


terça-feira, 10 de outubro de 2023

Orçamento da Saúde Pública de Campos de 2024 está subestimado

 

Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2023 e de 2024 de Campos dos Goytacazes (RJ)

No gráfico estão os dados relativos ao Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2023 e de 2024, no que tange aos valores da Saúde Pública de Campos dos Goytacazes (RJ). Eles foram retirados da LOA de 2024, que está na Câmara Municipal para ser votado até dezembro.

Como se observa, o orçamento da Saúde de Campos ficará no ano que vem em R$ 795,884 milhões, aumentou em relação ao ano passado somente 4,22%. Considerando que, o orçamento deste ano executado em oito meses já ultrapassou o patamar de R$ 600 milhões e tudo indica, ele chegará a dezembro em mais de R$ 900 milhões.

Então, pode-se afirmar em face dessa realidade, o orçamento da Saúde Pública campista, está subestimado. 


segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Comércio empregou mais em agosto de 2023 em Campos e em Rio das Ostras

 

CAGED: saldo líquido do emprego do comércio de agosto de 2022 e de 2023 


No mês de agosto de 2023 comparado a agosto de 2022, o segmento econômico do comércio dos municípios de Campos e de Rio das Ostras liderou a criação de vagas de empregos, seguido por Macaé e São João da Barra, segundo o CAGED, conforme está no gráfico. O que constitui numa boa notícia para a região.   


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Economia de Campos ampliou a geração de empregos de agosto de 2023 em 60,85%

 

CAGED: saldo líquido do emprego de agosto de 2022 e de 2023 do município de Campos dos Goytacazes (RJ)



De acordo com o último CAGED, a economia do município de Campos dos Goytacazes (RJ), ampliou a geração de empregos no mês de agosto de 2023 em relação a agosto de 2022, em 60,85%. O saldo líquido total de agosto de 2022 ficou no patamar de 281 trabalhadores e em agosto de 2023 ele atingiu o total de 452 postos de trabalho.

Em agosto do ano passado, o setor de serviços liderou a abertura de vagas e em agosto deste ano o comércio puxou a empregabilidade. Já o segmento da agropecuária amargou números negativos nos dois períodos analisados.

Portanto, tanto o mês de agosto de 2022 como o de 2023, o cenário da geração de emprego foi bem favorável à economia local.       


terça-feira, 3 de outubro de 2023

Orçamento público de Campos de 2024 perderá mais de R$ 600 milhões. Será que foi subestimado?

 

Evolução da receita orçamentária total de 2021 a 2025 em valores nominais - (R$ - em Milhões)



Como se observa no gráfico a evolução da curva da receita total do orçamento público da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ). No período de 2021, de 2022, onde se tem os valores das receitas realizadas e do exercício fiscal de 2023, no caso deste ano, ele ainda se encontra em fase de execução e do ano de 2024 e de 2025, são os números projetados.

Em face desse cenário, ao se comparar a receita projetada do orçamento de 2024 em relação aos numerários que foram realizados, no ano de 2022, quando o orçamento total ficou no patamar de R$ 3,342 bilhões. Pode-se afirmar, no ano eleitoral do ano que vem o orçamento terá uma redução de 19,37% ou de R$ 647,581 milhões, em termos absolutos. O que é realmente muito dinheiro.

Portanto, embasado nessa realidade, faço a seguinte pergunta: será que o orçamento do ano que vem foi subestimado ou não? Afinal de contas o preço do barril do petróleo responsável por elevar as rendas do petróleo, a maior receita do orçamento de Campos, está em ascensão no mercado internacional e a economia brasileira, tudo indica até agora, encerrará o ano de 2023 com o PIB crescendo quase 3%. E aí?

 


Orçamento de 2024 de Campos será de R$ 2.695.157.906,26

 

RESUMO DO TOTAL ORÇADO POR FUNÇÃO



A tabela acima apresenta os valores do Projeto de Lei Orçamentária (LOA), da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), do ano de 2024, resumido por função de cada órgão.

Ele está na Câmara para ser submetido à audiência pública, e posteriormente, ser votado pelos vereadores até o mês de dezembro deste ano.

Por fim, pode-se dizer o orçamento público de Campos, ainda continua sendo um dos maiores do Brasil. Inclusive, quando se compara ele com o de muitas capitais brasileiras, na atual conjuntura. Ou seja, dinheiro tem!  

 



Por Alcimar das Chagas Ribeiro

 

Região Norte Fluminense gerou 15,2 mil de emprego este ano

 


A região Norte Fluminense gerou 1.691 vagas de emprego formal em agosto, com um crescimento de 26,95% em relação a julho. Macaé liderou a geração de emprego com 1.064 novas vagas, seguido por Campos dos Goytacazes com geração de 452 novas vagas e São João da Barra com a geração de 163 novas vagas de emprego no mês.

No acumulado do ano, a região contabilizou 15.196 vagas de emprego concentradas em 43,16% em Macaé, 32,28% em Campos dos Goytacazes e 19,13% em São João da Barra, com os outros municípios obtendo participações menores.

Na avaliação setorial, considerando os três principais munícipios geradores de emprego (Campos, Macaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra), as atividades de serviços lideraram o processo com 5.361 vagas criadas, sendo 3.161 vagas em Campos, 1.605 vagas em Macaé, 532 vagas em São João da Barra e 63 vagas criadas em São Francisco de Itabapoana. As atividades de construção civil geraram 4.409 vagas, sendo 2.132 vagas em São João da Barra, 2.024 vagas em Macaé, 247 vagas em Campos e 6 vagas em São Francisco de Itabapoana. 

As atividades industrias geraram 3.211 vagas, sendo 2.518 em Macaé, 559 vagas em Campos e 153 vagas em São João da Barra. São Francisco eliminou 19 vagas industriais no ano.

A atividades agropecuárias geraram 1.173 vagas no ano, sendo 757 em Campos dos Goytacazes e 434 em São Francisco de Itabapoana.  Macaé e São João da Barra eliminaram vagas no setor.

O estado do Rio de Janeiro gerou 40.734 vagas de emprego no ano com concentração de 80,47% no setor de serviços, enquanto o país gerou 1.388.062 distribuídas em 55,55% em serviços, 16,06% em construção civil, 13,51% na indústria, 7,59% na agropecuária e 7,28% no comércio.


segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Prefeito Wladimir Garotinho pede à Câmara Municipal "cheque em branco" de mais de R$ 808 milhões

 

Leio Orçamentária do município de Campos dos Goytacazes (RJ)

 

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º Fica estimada a receita e fixada a despesa do Município de Campos dos Goytacazes, no montante de R$ 2.695.157.906,26 (dois bilhões, seiscentos e noventa e cinco milhões, cento e  cinquenta e sete mil, novecentos e seis reais e vinte e seis centavos), nos termos do art. 165, §5°, da  Constituição Federal de 1988, para o Exercício Financeiro de 2024, compreendendo:

I - o Orçamento Fiscal referente aos Poderes do Município, aos seus fundos e aos órgãos e  às entidades da administração pública municipal direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e  mantidas pelo Poder Público;

II - o Orçamento da Seguridade Social, abrangidos todos os órgãos e entidades a ela  vinculados e da administração pública municipal direta e indireta, os fundos e as fundações instituídos e  mantidos pelo Poder Público; e

III - o Orçamento de Investimento das empresas em que o Município de Campos dos  Goytacazes, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

 

 

CAPÍTULO II

DA DISTRIBUIÇÃO DA DESPESA

 

Art. 2º A despesa total, fixada por poderes, órgãos, unidades gestoras, função, subfunção,  programas, projetos, atividades, operações especiais e categoria econômica, encontra-se detalhada nos  anexos integrantes desta Lei Complementar.

 

CAPÍTULO III

DAS AUTORIZAÇÕES

 

Art. 3º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a abrir créditos adicionais  suplementares, por Decreto Municipal, até o limite de 30% (trinta por cento), da despesa total fixada no  orçamento do Município, nos termos do art. 7°, inciso I, da Lei Federal n° 4320, de 17 de março de 1964.

Acima estão os principais artigos da Lei Orçamentária anual (LOA) do ano eleitoral de 2024.

O "cheque em branco" ou o crédito suplementar de até 30% conforme o artigo 3º da LOA, que os vereadores darão ao Prefeito Wladimir Garotinho, será de R$ 808.547.371,80, para ele manusear o orçamento a seu bel prazer.

Amanhã nós divulgaremos os valores relativos às dotações de cada unidade gestora da Prefeitura.   

Gastos da Saúde Pública de Campos

 

Saúde Pública: execução orçamentária de janeiro a agosto de 2022 e de 2023

Foi publicada hoje no Diário Oficial do município de Campos dos Goytacazes (RJ), a execução orçamentária referente a janeiro a agosto de 2023, no que diz respeito à área da Saúde Pública, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Como se observa no gráfico no comparativo entre os primeiros oito meses de 2023, a gestão municipal atual destinou R$ 628,102 milhões. No mesmo período do ano passado eles totalizaram o valor de R$ 604,690 milhões. A variação percentual foi de apenas 3,87% de 2023 em relação a 2022.

Portanto, pode-se dizer que, os gastos implementados nesse relevante segmento da Administração Pública campista foram significativos, do ponto de vista financeiro.