segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Prefeituras petro-rentistas viraram bancos

 

Superávit bruto das Prefeituras de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de janeiro a agosto de 2022 em valores nominais - (R$ - em Milhões) 



As Prefeituras petro-rentistas do estado do Rio de Janeiro (RJ), segundo os dados da execução orçamentária encaminhado por elas, ao TCE-RJ estão com uma excelente saúde financeira, no período de janeiro a agosto de 2022.

Como se observa no gráfico, o superávit bruto, decorrente da receita realizada menos a despesa paga, está num patamar extraordinário, com Macaé e Campos, ocupando, respectivamente, o primeiro e segundo lugar do ranking de sobra de dinheiro público.

Enquanto isso, a população desses municípios, não é atendida no que diz respeito às demandas de serviços públicos, tanto da saúde, como da educação com qualidade e eficiência.

E, ainda, no caso específico de Campos, a cidade se encontra cheio de buracos em função das recentes chuvas, e o nosso prefeito, tudo indica conforme os números, junta dinheiro para aplicá-lo no mercado financeiro.

Portanto, diante desse cenário de fartura de recursos públicos, uma pergunta não quer calar: será que as Prefeituras viraram bancos para acumular poupança, enquanto a população é privada de vários serviços públicos? Esperamos que a resposta dos donos do poder venha através do melhoramento do atendimento a sociedade como um todo. O dinheiro não está faltando.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário