segunda-feira, 2 de maio de 2022

Comércio de Campos no primeiro trimestre de 2022 perdeu 555 empregos com a carteira assinada

 

Saldo líquido do comércio de janeiro a março de 2021 e de 2022 segundo o CAGED de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra 



No primeiro trimestre do ano de 2022 segundo o CAGED, a atividade comercial dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, apresentou dificuldades no que tange as contratações de trabalhadores, conforme os dados registrados no gráfico.

Somente o comércio campista de janeiro a março de 2022 destruiu 555 postos de trabalho e neste mesmo período do ano passado os números ficaram positivos em 472 empregos formais.

Importa salientar no ensejo, a conjuntura do emprego de Campos e dos demais municípios aqui analisados, ficou melhor em 2021 por conta da retomada do crescimento econômico da economia brasileira, após o ano crítico de 2020, em função da pandemia e da recessão econômica decorrente dela que deixou o PIB negativo, em 4%.

Todavia, agora em 2022 a economia brasileira depois da recuperação econômica de 4,6% de 2021, entrou novamente num processo de retração da atividade econômica inviabilizando, com isso, a curva da empregabilidade do comércio, sobretudo, na nossa região.

E, ainda, com os municípios de Macaé, de Rio das Ostras também amargando o saldo líquido negativo, de janeiro a março de 2022 e apenas São João da Barra, dentro do contexto, conseguiu gerar três vagas de emprego.

Portanto, diante desse cenário adverso só nos resta esperar o CAGED de abril e de maio. Esperamos que ele venha favorável ao comércio regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário