GASTOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DOS GOVERNOS ARNALDO VIANNA, ALEXANDRE MOCAIBER, ROSINHA GAROTINHO E RAFAEL DINIZ DOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE GESTÃO ATUALIZADOS PELO IPCA - IBGE ATÉ FEVEREIRO DE 2020
Continuando
o trabalho de publicação dos principais setores da Administração Pública
municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), no que tange a execução orçamentária e
financeira da Comunicação Social. Fazendo, a comparação dos três primeiros
anos dos governos Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber, Rosinha Garotinho, com os
três primeiros períodos da gestão Rafael Diniz.
Como
se observa no gráfico em anexo, a administração Arnaldo Vianna, gastou em
publicidade no ano de 2001 o valor de R$ 9, 819 milhões, em 2002 o total de R$ 8,
561 milhões e em 2003 o quantitativo financeiro de R$ 5, 301 milhões.
No
que diz respeito, ao governo Mocaiber, a despesa pública da Comunicação
Social, em 2006 foi de R$ 15, 661 milhões, em 2007 de R$ 17, 944 milhões e em
2008 de R$ 5, 339 milhões. Neste ano ocorreu uma queda de 70,24% dos aportes
financeiros, em relação ao ano anterior. Este blog procurou investigar a causa
dessa variação brusca, mas, infelizmente, não encontrou explicações plausíveis
para tal fenômeno.
Agora,
no que se refere ao governo Rosinha, os gastos da área de publicidade do seu
segundo ano de mandato, cresceram, significativamente, quando comparado ao primeiro
ano de gestão. Em 2009 eles foram de R$ 5, 679 milhões, no ano eleitoral de 2010
os aportes na imagem do governo, atingiram o patamar de R$ 24, 837 milhões, aumentando,
assim, o percentual de 337,35%. E em 2011 o aludido segmento recebeu a cifra de
R$ 20, 425 milhões.
Já,
no Governo Rafael Diniz, o herdeiro do ciclo da escassez de riquezas da
extração de petróleo no cenário local, verificou-se que, os recursos destinados
a Comunicação Social foram relativamente pequenos, ao se cotejar, com os seus
antecessores. No ano de 2017 chegou ao quantitativo financeiro de R$ 1, 194
milhão, em 2018 cresceram 152,97% totalizando o numerário de R$ 3, 021 milhões
e em 2019 foram de R$ 3, 662 milhões.
Diante
dos dados do Relatório da Execução Orçamentária da Prefeitura Municipal de
Campos, coletados junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Pode-se afirmar, então, que a mídia local no período de gestão da prefeita
Rosinha recebeu, sim, um maior quantitativo de verbas publicitárias.
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