quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Crise econômica mundial derrubou a geração de empregos na economia de São João da Barra de janeiro a agosto de 2020

 

Mercado de trabalho da economia de São João da Barra (RJ) de janeiro a agosto de 2019 e 2020 segundo o CAGED



De acordo com os dados da empregabilidade levantados pelo CAGED, por grupamento de atividade econômica.  O município de São João da Barra, de janeiro a agosto do ano de 2020 perdeu 1000 empregos com a carteira assinada. Nesse mesmo período do ano passado, o quantitativo de vagas de emprego a mais, chegou ao patamar de 3.073 trabalhadores.

O segmento econômico que eliminou mais postos de trabalho em 2020 foi o da construção civil, cujo saldo líquido é de menos 912 vagas. E, em segundo lugar encontra-se, o setor de serviços ostentando a destruição de 103 empregos com a carteira assinada.

Já, no que diz respeito, aos oito meses de 2019, o período em que ocorreram muitas contratações. O setor da construção civil ficou com o seu saldo líquido positivo em 2.835 empregos e o setor serviços em 330 vagas a mais. Por conta obviamente, dos investimentos das obras das empresas instaladas em função do Porto do Açu e também das suas atividades operacionais, que exigem a admissão de prestadores de serviços.

Portanto, em razão do Complexo Portuário do Açu, ser uma janela aberta da nossa região para o mundo. Pode-se dizer que, os eventos internacionais, como por exemplo, a crise econômica mundial provocada, pela pandemia do coronavírus, afetou, sim, em 2020, o mercado de trabalho da construção civil e de serviços, da economia sanjoanense, em virtude deles, estarem ligadas as atividades portuárias. A despeito dos números do emprego de São João da Barra, em agosto deste ano, já estarem com o saldo positivo. Deve-se acrescentar ainda a esse contexto, os efeitos negativos da recessão econômica no Brasil. Vamos torcer doravante para que os próximos números do CAGED venham favoráveis.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário