terça-feira, 13 de outubro de 2020

Nem a safra do setor sucroalcooleiro de Campos conseguiu sustentar a empregabilidade do mercado de trabalho local no patamar positivo de janeiro a agosto de 2020

 

Retrato do mercado de trabalho de janeiro a agosto de 2019 e 2020 do município de Campos dos Goytacazes (RJ) segundo o CAGED



No retrato do mercado de trabalho do período de janeiro a agosto de 2020, por grupamento de atividade econômica, segundo o CAGED. A economia de Campos eliminou 714 empregos com a carteira assinada. E nesse mesmo recorte de tempo do ano passado, o número de vagas a mais geradas atingia o patamar de 3.218 postos de trabalho.

As atividades econômicas, responsáveis pelo encolhimento dos empregos formais nos primeiros oitos meses de 2020, são: o comércio com menos 1.219, a construção civil com a destruição de 291 empregos e a indústria com menos 84 vagas. Agora, as duas atividades que criaram empregos foram o setor de serviços, cujo saldo líquido acumulado em oito meses é de 179 e a agropecuária, com 701 postos de trabalho, em virtude da sazonalidade da safra canavieira no município.

Enquanto isso, no período de janeiro a agosto de 2019, a conjuntura do emprego estava bem confortável, puxada, todavia, por todos os seguimentos econômicos, conforme se observa no gráfico. O comércio, por exemplo, abriu 27 postos de trabalho, a construção civil criou a mais 71 vagas, a indústria impactada pela safra do setor sucro alcooleiro ficou com o saldo líquido positivo de 802 postos de trabalho. No setor de serviços foram 783 empregos e na agropecuária, o quantitativo de vagas abertas chegou ao total de 1.539, também, sofrendo os reflexos alvissareiros da moagem da cana de açúcar.

Por fim, pode-se dizer diante desse cenário adverso a nossa cidade que, nem a safra do setor sucroalcooleio, neste ano, foi capaz de manter a empregabilidade da economia campista, no patamar positivo, no período de janeiro a gosto de 2020. E, o pior, infelizmente, a partir do mês de setembro, as previsões no que tange a empregabilidade não são muito boas. Por conta do encerramento da safra da cana e a redução do auxílio emergencial de R$ 600,00 para R$ 300,00 do governo federal, responsável pela dinamização do sistema econômico local até o presente momento. Vamos aguardar doravante o próximo CAGED.

 

OBS: Saldo líquido = contratações - demissões

Obs: A safra da cana de açúcar deste ano se estenderá até o mês de novembro, então, há esperança de mais empregos para o nosso município. O blog recebeu esta informção do presidente da COAGRO  Frederico Paes. Na matéria acima colocamos que a safra se encerra em setembro. Retifico e agradeço ao Frederico Paes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário