segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Agropecuária e indústria da economia campista contratam menos nos primeiros oito meses de 2020

 

Saldo líquido do emprego do mercado de trabalho da agropecuária e da indústria do município de Campos dos Goytacazes (RJ) de janeiro a agosto de 2019 e 2020 



Na comparação de janeiro a agosto do ano de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, no que tange, as contratações dos segmentos da agropecuária e o da indústria da economia de Campos.

Observa-se, no gráfico da evolução do saldo líquido da empregabilidade de acordo com o último CAGED que, nos primeiros oito meses de 2019, a concentração de empregos gerados a mais ocorreram nos meses de abril, de maio e de junho. Em relação à indústria, foram nos meses de janeiro, de maio, de junho e um pequeno quantitativo em agosto. Por conta, obviamente, da sazonalidade da safra do setor sucroalcooleiro, e de algumas, admissões pelo setor ceramista e de outras unidades industriais, espalhadas pelo município.

Agora, no que diz respeito a janeiro a agosto de 2020, as contratações na agropecuária se deram nos meses de fevereiro, de março, de abril e de junho. Na indústria, elas ficaram restritas aos meses de janeiro, de fevereiro, de março, de julho e de agosto.

Assim, em face do cenário acima, pode-se dizer que, no acumulado de janeiro a agosto de 2019 foram abertas 1.539 vagas a mais de emprego, na agropecuária. E, neste mesmo período em 2020, o número de empregos a mais atingiu o quantitativo de apenas 701.

Já, nos primeiros oito meses da indústria de 2019, foram abertos 792 postos de trabalho e em 2020, no acumulado, até agosto, a atividade industrial  perdeu 84 postos de trabalho.

Com isso, pode-se afirmar que, o nível de empregabilidade dos dois segmentos analisados aqui teve o seu melhor desempenho no ano de 2019, ao contrário, do ano de 2020, onde o impacto da crise econômica do país, já pode ser sentido.  


OBS: Saldo líquido (SL) = contratações menos demissões 


Nenhum comentário:

Postar um comentário