quinta-feira, 13 de março de 2025

Contraste social: índice de pobreza nos municípios ricos do estado do Rio de Janeiro

 

De acordo com os dados sobre vulnerabilidade social e pobreza das pessoas cadastradas no CADÚNICO, publicados pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal em março de 2025, é possível observar, na tabela, o índice de pobreza dos municípios de Campos, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra, o que representa um grande desafio para as sociedades locais.

Vale destacar que, neste cenário atual, São João da Barra conseguiu reduzir seu índice de pobreza, saindo de mais de 70% dos habitantes registrados no CADÚNICO para os atuais 68,14%. No entanto, é importante ressaltar um detalhe: atualizamos a população de cada município analisado até 2024, conforme o IBGE Cidades. Com o aumento da população estimada, é possível que essa variação no índice de pobreza tenha sido influenciada por esse fator.

Além disso, segundo a postagem deste blog em 11 de março de 2025, os dados indicavam uma leve redução de 0,05% no número de pessoas cadastradas no CADÚNICO de São João da Barra em fevereiro de 2025 comparado a fevereiro de 2024. No entanto, ao analisarmos os números mais recentes, verificamos que, em março de 2025, o quantitativo de pessoas no CADÚNICO desse município se elevou em relação ao mês anterior.

Portanto, para emitir uma opinião mais aprofundada sobre os fatores que influenciaram a queda do índice de São João da Barra para 68,14%, será necessário realizar um novo estudo, que será publicado em breve. Fique atento às próximas atualizações!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário