terça-feira, 7 de julho de 2020

PIB E DÉFICIT PRIMÁRIO DO ANO DE 2020


REVISÃO DA PREVISÃO DO PIB PELO INSTITUTO FISCAL INDEPENDENTE (IFI) DO SENADO FEDERAL







Segundo a previsão do Instituto Fiscal Independente do Senado Federa (IFI), no relatório de junho, o produto interno bruto brasileiro (PIB), do ano de 2020, dentro do cenário base, sofrerá encolhimento de 6,5%.

A aludida, instituição ainda, criou mais dois cenários macroeconômicos, com o objetivo de oferecer aos agentes econômicos, uma visibilidade maior sobre a turbulência da pandemia que, atualmente, assola o nosso país. No momento em que forem tomar as suas decisões de investimentos. Assim, no cenário mais otimista o PIB poderá ficar em (-5,3%) e no pessimista em (- 10,2%).

No que tange agora, ao aspecto fiscal, o IFI projeta um déficit primário (receita primária - despesa primária sem a conta juros) para 2020 de R$ 877,8 bilhões, o que corresponde a 12,7% do PIB. Sendo que, R$ 601, 3 bilhões do total do déficit, decorrem das medidas emergenciais de combate ao coronavírus. E, neste valor, já se encontra agregado, as estimativas das futuras despesas, que ocorrerão, até ao final do ano, para o enfrentamento do Covid-19.

Diante desse contexto, pode-se dizer que, a situação fiscal do governo federal piorou. Todavia, dentro da atual conjuntura de crise sanitária, não havia outra alternativa, a não ser, o endividamento público, para se tentar mitigar o sofrimento da população brasileira.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário