quinta-feira, 16 de julho de 2020

PREVICAMPOS : REDUÇÃO MILIONÁRIA DA POUPANÇA DO SERVIDOR PÚBLICO A PARTIR DE 2016 PODERÁ COMPROMETER O FUTURO DOS APOSENTADOS E DOS PENSIONISTAS DA PREFEITURA DE CAMPOS




EVOLUÇÃO DA POUPANÇA FINANCEIRA DOS APOSENTADOS E DOS PENSIONISTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE 2007 A 2018 - EM R$ MILHÕES - VALORES REAIS ATUALIZADOS ATÉ FEVEREIRO DE 2020 PELO IPCA DO IBGE  



Fonte: Balanço e Relatório de investimentos/PREVICAMPOS


A poupança financeira do servidor público da Prefeitura de Campos, gerida pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Campos (PREVICAMPOS), para fazer face as suas aposentadorias. Apresentou significativo crescimento no período de 2015 em relação ao ano de 2007 de 147,48%.

Já, a partir do ano de 2016, a curva da poupança, começa a entrar num processo de decrescimento, chegando ao encolhimento de 36,70%, quando comparado, apenas, ao ano anterior. Em virtude, do início do pagamento dos servidores pelo aludido instituto, que até então, era realizado pelo tesouro municipal. E, também em decorrência, do empréstimo que a PREVICAMPOS, efetuou a prefeitura, neste mesmo exercício fiscal.

No que tange agora, ao ano de 2017, como se observa no gráfico em anexo, ocorreu outra variação negativa, desta vez de 7,75%, relativa ao ano de 2016, no montante poupado pelos servidores. Assim como, em 2018, onde o encolhimento atingiu o índice de 17,05%, cotejado ao exercício financeiro de 2017.  

Por fim, importa acrescentar que, o ano em que as reservas financeiras dos servidores da prefeitura atingiram o seu maior patamar foi em 2014, quando elas ficaram em R$ 1, 448 bilhões, em valores reais.  Se continuar nesse ritmo de queima de reservas, certamente, num futuro bem próximo, a prefeitura, estará assumindo novamente a folha dos aposentados e dos pensionistas. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.           

2 comentários:

  1. Agora em julho de 2020 estamos sentindo na pele essa previsão meu caro amigo José Alves, com o parcelamento de nossos proventos, a falta administração dos fundos previdenciários pode nos levar a banca rota, vamos cuidar melhor da saúde da nossa Previcampos e botar os ladrões na cadeia ,se for o caso, abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigo vc saberia me dizer qual o valor que a Previcampos emprestou a PMCG.

    ResponderExcluir