quinta-feira, 9 de julho de 2020

COMÉRCIO DE CAMPOS PERDEU NOS PRIMEIROS CINCO MESES DO ANO DE 2020 QUASE MIL E QUINHENTOS TRABALHADORES COM A CARTEIRA ASSINADA



EMPREGABILIDADE DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DE JANEIRO A MAIO DE 2020/2019- SEGUNDO O CAGED





No retrato da empregabilidade de janeiro a maio do ano de 2020 comparado ao mesmo período do ano de 2019, no que tange ao mercado de trabalho da atividade comercial do município de Campos dos Goytacazes (RJ).

Observa-se no gráfico em anexo, baseado nos dados do CAGED que, o comércio de Campos, em 2020 admitiu o quantitativo de 2.132 trabalhadores com a carteira assinada e eliminou o total de 3.577 empregos, resultando, com isso, no saldo líquido de 1.445 postos de trabalho a menos. Tal cenário adverso, importa salientar, já se encontra impactado pelo fenômeno da pandemia, que enfraqueceu a aludida atividade econômica no município.

Enquanto, de janeiro a maio de 2019 as admissões do setor do comércio campista, foram de 3.036 empregos e as demissões de 3.294, restando, assim, um saldo líquido negativo de 258 trabalhadores.

Por fim, pode-se dizer que, o cenário acima demonstra, claramente, como uma das principais atividades econômicas do nosso município, retraiu nos primeiros cinco meses do ano de 2020. E, inclusive, é relevante considerar nesse contexto, a liberação do auxilio financeiro do governo federal, juntamente, com a renda da liberação do FGTS e, do seguro desemprego, que vem sustentando, relativamente, a curva do consumo da economia local. Caso contrário, a conjuntura da empregabilidade em Campos, especificamente, no segmento econômico aqui analisado, seria bem pior. Vamos aguardar agora os próximos números do CAGED. Porque, até o mês de maio de 2020, não há nada a se comemorar. Infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário