quinta-feira, 30 de julho de 2020

MERCADO DE TRABALHO DA ECONOMIA DE SÃO JOÃO DA BARRA É VULNERÁVEL AS CRISES ECONÔMICAS DO BRASIL E DO MUNDO



SALDO LÍQUIDO (SL) = CONTRATAÇÕES MENOS DEMISSÕES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A 2020 DE SÃO JOÃO DA BARRA (RJ) - SEGUNDO O CAGED - CONSTRUÇÃO CIVIL E SERVIÇOS



    
                     Fonte: CAGED

Na série história dos dados da empregabilidade do município de São João da Barra, segundo o CAGED, relativo ao período de janeiro a junho de 2014 a 2020, dos segmentos econômicos da construção civil e de serviços, ambos, ligados fortemente, ao grande investimento do Porto do Açu.

Verifica-se, dentro desse contexto que, as contratações de trabalhadores com a carteira assinada no recorte de tempo analisado, os primeiros seis meses do ano, o setor da construção civil, apresentou uma grande instabilidade nas contratações.

No que se refere agora, ao setor de serviços, praticamente, o comportamento é simétrico, ao do mercado da construção civil, os dois dependentes, do aquecimento das atividades portuárias no município. A atividade de prestação perdeu vagas de empregos, no ano de 2014, no ano de 2015 e no ano de 2020. E abriu empregos formais em 2017, em 2018 e em 2019.

Com isso, chega-se a conclusão que, os investimentos do porto encontram-se, bastante sensíveis, às intempéries econômicas da economia nacional e mundial. No caso da conjuntura brasileira, tivemos recessão econômica em 2015, em 2016 e agora em 2020, uma recessão nacional e mundial, por conta da pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário