segunda-feira, 8 de abril de 2019

Mercado da construção civil na Região Norte Fluminense volta a contratar em fevereiro de 2019



Fonte: CAGED

O aumento das contratações no mercado de trabalho da construção civil, dos principais municípios da Região Norte Fluminense, no mês de fevereiro de 2019 em relação ao mês de fevereiro de 2018, constitui-se, como relevante indicador de melhora no cenário econômico regional.

Em relação à economia de Campos, observa-se que, em fevereiro de 2019 gerou a mais 139 vagas de emprego, contra, a eliminação de 162 vagas em fevereiro de 2018.

No que tange a Macaé, por exemplo, o município que liderou os números das contratações, por tratar-se de uma economia ligada, as atividades do petróleo. Em fevereiro de 2019 foram 721 empregos a mais e em fevereiro de 2018, os números ficaram negativos em 90 postos de trabalho.

No caso do município de Rio das Ostras, em fevereiro de 2019 o saldo líquido da curva de emprego, ficou positivo em 23 postos de trabalho e em fevereiro de 2018, negativo em 10 empregos formais.

O município de São João da Barra, impulsionado pelas atividades do porto, em fevereiro de 2019 gerou 304 empregos formais, e em fevereiro de 2018, perdeu 14 empregos com a carteira assinada.

Por fim, como se sabe, o segmento econômico da construção civil constitui-se, num grande termômetro de retomada da recuperação econômica, sobretudo, numa região em que a mão-de-obra, ainda configura-se, de baixa qualificação, como a nossa.

A despeito dessa pequena melhora nos indicadores de empregabilidade, não se pode afirmar que, estamos diante de um cenário de sustentabilidade da atividade econômica de curto e médio prazo. A prudência manda aguardar os próximos números do CAGED. De qualquer forma há motivos para se comemorar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário