terça-feira, 23 de junho de 2026

Do IPCA + 4% ao juro zero: o novo acordo da dívida do Rio com a União

 

A dívida do estado do Rio de Janeiro com a União foi renegociada no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (PROPAG), ontem, com a assinatura do termo pelo governador em exercício, o desembargador Ricardo Couto, e pelo presidente da República, Lula.

A dívida do estado é hoje de R$ 210 bilhões e, pelas novas regras, o Rio pagará a parcela mensal atualizada pelo IPCA, com juros zero. Ao contrário do antigo pacto, regido pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o ente pagava a correção pelo IPCA acrescida de juros de 4%. O que o governo federal fez foi acabar com a agiotagem da União na cobrança da dívida por meio dos juros. Porém, a contrapartida que o estado assumirá agora é aplicar 1% do valor total devido em educação, infraestrutura e segurança pública. Uma excelente medida!

O acordo atual valerá até 2056, enquanto o anterior tinha vigência até 2052. Acrescenta-se, ainda, que o Rio terá de investir na área social R$ 900 milhões apenas neste ano, como condicionante para a adesão, e R$ 2 bilhões em 2027. Um bom passaporte, diga-se de passagem. O estado carece de muitos aportes nesse campo.

Por fim, é importante deixar claro que, se não fosse a boa articulação do atual governador com o governo federal, este acordo não sairia. É apenas uma lembrança!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário