O
IBGE divulgou hoje a taxa de desemprego da economia brasileira, e ela ficou em
5,6% no trimestre terminado em maio; foi de 6,1% no encerrado em março e de
5,8% no de abril. É a menor taxa para o mês de maio desde 2012, e se encontra
no "piso histórico". Em maio de 2025, a taxa de desocupação ficou em
6,2%, ou seja, recuo de 0,6 p.p. em doze meses.
No
que diz respeito à renda do trabalho, ela ficou em R$ 3.726,00; na comparação
com maio de 2025, ocorreu um crescimento de 4,0%, o que é uma boa notícia para
a economia do Brasil.
Assim,
se levarmos em conta a política monetária do Banco Central, na qual se pratica
uma taxa de juros de 14,5% ao ano, esta conjuntura do mercado de trabalho
parece contraditória, pois, via de regra, o juro elevado tende a arrefecer a
atividade econômica e, como consequência, ampliar o desemprego. O que se
observa na prática é exatamente o contrário. Talvez o que esteja aquecendo a
economia sejam os estímulos fiscais que o governo federal atualmente vem
fazendo através de programas sociais e de algumas isenções tributárias, ou não?
Portanto,
fica essa pergunta no ar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário