domingo, 21 de fevereiro de 2016

DEPUTADOS DECIDEM NA TERÇA-FEIRA O DESTINO DA FENORTE - CAMPOS 24 HORAS

Deputados decidem na terça-feira o destino da Fenorte

Projeto que prevê a extinção do órgão e a transferência dos seus servidores para a Uenf será votado na Alerj

Fenorte 2016O destino da Fenorte (Fundação Estadual do Norte Fluminense) será decidido na sessão da próxima terça-feira (23), da Assembléia Legislativa (Alerj), quando será votado o projeto de lei 1315/15, que prevê a extinção do órgão e a transferência dos seus servidores para a Uenf. Esta semana, a Comissão de Educação da Alerj realizou uma audiência pública para esclarecer dúvidas em relação ao projeto.
21/02/2016      00h13    | Foto: Divulgação
“A audiência teve como objetivo debater com os servidores a forma da transição destes funcionários, assim como prevê a mensagem enviada pelo Executivo, que será votada na Alerj. A Uenf desempenha um papel fundamental no Norte e do Noroeste do Estado, porém sofre com a carência de servidores técnicos. Já a fundação, que não desempenha nenhum papel, conta com cerca de 100 servidores estatutários que há anos lutam por essa transferência”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Comte Bitencourt (PPS).
“A Fenorte, que foi criada para ser mantenedora da Uenf, já não desempenha esta função, pois a Uenf passou a se autogerir, daí que sou a favor da extinção do órgão e de seus cargos comissionados”, acrescentou Comte.
Bruno DauaireComo representante da região, o deputado Bruno Dauaire (PR) firmou posição a favor do projeto. “Sou favorável à transferência dos servidores da Fenorte para a Uenf, mas voto com meu coração partido porque é a extinção de uma instituição que deveria contribuir para o projetos de fomento regional, mas que, infelizmente, foi subutilizada. Agora temos a esperança de que a Uenf possa voltar com os projetos para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar.
O reitor da Uenf, Luis Passoni, afirmou que a universidade precisa de maior número de servidores para atender à demanda de mais de 4 mil alunos e que a transferência dos servidores será importante.
“Desenvolvemos vários projetos nas áreas educacional e ambiental, inclusive no controle da zika, dengue e chikungunha. O governo precisa reconhecer a importância que a Uenf tem no desenvolvimento de pesquisas para o Estado. Essa mudança vai beneficiar ainda mais as regiões Norte e Noroeste do Estado”, disse o reitor.
O presidente da Associação dos Servidores da Fenorte, Gustavo Guimarães, afirma que os servidores são favoráveis à extinção da instituição. “Não recebemos reajuste salarial há oito anos e, com essa mudança, os profissionais serão mais valorizados”, disse.
O aparelhamento político da Fenorte por políticos da região ligados ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e o atual Luis Fernando Pezão (PMDB) — incluindo deputados estaduais que decidirão sobre sua sorte na terça-feira — tem sido apontado como a causa que resultou nos descaminhos da instituição e o seu fim próximo.
“A Fenorte foi usada por politiqueiros como os senhores Geraldo Pudim, Nélson Nahim, Marcos Bacelar e João Peixoto, entre outros, quando fizeram uso dela em suas indicações para cargos comissionados de gente que nem lá comparece”, afirmou o vereador licenciado Fábio Ribeiro, servidor da Fenorte. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário de Administração e Gestão de Pessoas.
Também servidor da Fenorte, o economista José Alves de Azevedo denunciou o abandono da biofábrica da Fenorte, cujo prédio, construído no terreno do Colégio Agrícola Antônio Carlo, encontra-se completamente abandonado,
“O prédio onde funcionária a biofábrica foi construído com o dinheiro do contribuinte, um empreendimento que tinha como objetivo fabricar sementes de alta qualidade, aplicando, por sua vez, os conceitos da biotecnologia na agricultura regional, construindo, por conseguinte, juntamente, com os professores da Uenf, um novo ambiente de agronegócio para a região. Funcionaria como uma âncora destinada a alavancar o desenvolvimento econômico regional, através da economia rural, tão forte no Norte e Noroeste Fluminense”, disse José Alves.
Para implementar o projeto, vários equipamentos de alta tecnologia, como aparelhos de ar condicionados para climatizar o laboratório foram comprados sem serem utilizados,
Experiências no Caribe – O economista lembrou ainda que vários técnicos da Fenorte foram enviados a Cuba com o objetivo de trocarem experiências técnicas com os professores cubanos. “Vários técnicos da Fenorte foram enviados a Cuba. Em outra ocasião, vários técnicos cubanos estiveram visitando a nossa região, especificamente a Uenf e a Fenorte, trocando assim os seus conhecimentos, em face de uma possibilidade de se edificar na região uma biofábrica”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário