segunda-feira, 27 de maio de 2019

O município de Campos encerrou o primeiro quadrimestre do ano de 2019 gerando 1.434 empregos com a carteira assinada ao contrário do ano passado, neste mesmo período, quando eliminou 315 vagas


Saldo líquido do  emprego do município de Campos de janeiro a abril de 2019/2018



O saldo líquido da empregabilidade do primeiro quadrimestre do ano de 2019 ficou em 1.434 trabalhadores detentores da carteira assinada e neste mesmo período, do ano de 2018, a economia de Campos, havia perdido 315 empregos formais, segundo a pesquisa do último CAGED, publicada em vinte quatro de abril deste ano.

Os segmentos econômicos que se destacaram de janeiro a abril de 2019, foram o da construção civil com 167 vagas a mais, o de prestação de serviços com 632 postos de trabalho a mais e o da agropecuária com 798 empregos a mais, em razão obviamente, do início da safra do setor sucroalcooleiro, na segunda quinzena de abril.

Já o comércio, ainda negativo, nestes quatro meses analisados, perdeu 210 vagas ao contrário do ano passado, cujas perdas totalizaram o quantitativo de 642 empregos a menos. Demonstrando, com isso, uma pequena reação às intempéries da crise econômica do país.

Agora, no que se refere ao ano de 2018, o primeiro quadrimestre, apresentou saldo negativo líquido de 315 empregos formais. Os setores econômicos que conseguiram contratar, a despeito da retração econômica, neste período, encontram-se, os serviços de utilidade pública (ENEEL e afins), com 473 vagas a mais, o de prestação de serviços com apenas, 87 empregos e a agropecuária com 110, já que a safra da cana de 2018 teve o seu início no final do mês de maio.

Diante desses números, pode-se afirmar que, de janeiro a abril do ano de 2019, as contratações do mercado de trabalho do município, foram alavancadas pelo setor canavieiro, o da prestação de serviços e o da construção civil. E importa salientar, ainda, os meses de janeiro, de fevereiro e de março de 2019, tiveram os números do emprego positivo, sem a participação substancial dos empregos da agropecuária, cujas contratações maiores ocorreram, somente, a partir do mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário