quinta-feira, 30 de maio de 2019

Indústria nacional puxa o PIB do primeiro trimestre de 2019 para baixo



PIB da economia brasileira do primeiro trimestre do ano de 2019 em variação percentual em relação ao trimestre anterior

Fonte: IBGE

O produto interno produto (PIB) do Brasil, o conjunto de riquezas produzidos num determinado período de tempo, do primeiro trimestre do ano de 2019, encerrou negativo em relação ao último trimestre do ano de 2018, segundo o IBGE.  

 Assim ficou o desempenho dos setores da economia brasileira:



A variação do consumo das famílias em 0,3% impediu que, o PIB do primeiro trimestre do ano de 2019, tivesse um resultado pior, já que elas representam uma fatia de 64,3% do valor total do PIB.

Todavia, importa destacar que, o setor responsável por puxar o PIB para baixo foi à indústria brasileira, cuja variação ficou negativa em 0,7%, conforme, está registrado na tabela acima.

Diante dos dados do PIB do primeiro trimestre, ainda, não se pode dizer que, a economia brasileira encontra-se em recessão técnica (dois trimestres consecutivos negativos), uma vez que, o PIB do quarto trimestre de 2018 se manteve positivo em 0,1%.

De qualquer forma esse resultado, confirma, apenas, que a economia do país continua patinando. Para se reverter esse cenário adverso, será necessário, sim, tomar as medidas de curto prazo, como por exemplo, recomeçar as obras públicas que estão paradas, no sentido de reduzir, a curva de quase quatorze milhões de desempregados, antes mesmo da aprovação das relevantes reformas estruturais que tanto necessita o país, como a da previdência e a tributária. Caso contrário, o governo federal enfrentará profundas dificuldades no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário