quarta-feira, 21 de junho de 2017

SAZONALIDADE DA SAFRA DA CANA AQUECE O MERCADO DE TRABALHO DE CAMPOS





EVOLUÇÃO DO EMPREGO DE MAIO DE 2017/2016 DOS MUNICÍPIOS PRODUTORES DA BACIA DE CAMPOS  
Fonte: MTE/CAGED

O mercado de trabalho dos principais municípios da Bacia Petrolífera de Campos, em maio do ano de 2017, comparado ao mesmo período do ano de 2016, apresenta-se em processo de recuperação, exceto ainda o município de Macaé, onde os números estão negativos, porém numa tendência de significativa melhora do quadro do emprego. Como se verifica através do gráfico e da tabela acima. Segundo os dados do saldo líquido do emprego formal, divulgado pelo Mistério do Trabalho e do Emprego, no dia vinte de junho de 2017.

O município de Campos, a guisa de exemplo, no mês de maio do ano de 2016, a economia local gerou 434 empregos, agora, no mês de maio de 2017, o saldo líquido da empregabilidade em termos absolutos, atingiu o quantitativo de 1.461 empregos formais. Isto se deve, obviamente, a sazonalidade da safra do setor sucroalcooleiro, cujas atividades, tiveram o seu início ao final do mês de abril de 2017.

No caso do município de Macaé, os números dos empregos encontram-se, negativo, como já aventado, tanto no mês de maio de 2016 como no mês de maio do ano de 2017. Todavia, o mercado de trabalho macaense reduz substancialmente, o desemprego. No ano passado os números dos desempregados no período analisado chegava a 1.116, este ano, encerrou o mês de maio de 2017 contabilizando, apenas, 461 postos de trabalhos a menos. Evidenciando, assim, o reaquecimento do sistema econômico local. Por conseguinte, o segmento econômico que criou mais postos de trabalhos foi o da agropecuária, cujo saldo líquido do emprego, encerrou o mês de maio de 2017, positivo em dois empregos. A despeito de está implantada em Macaé a indústria do petróleo.  

Em relação ao município de Rio das Ostras, o panorama do mercado de trabalho, no mês de maio de 2017, encontra-se positivo em 9 empregos, ao contrário do ano passado, em que o saldo ficou negativo em 187 empregos formais. O segmento econômico responsável por esta conjuntura de recuperação foi o da atividade de serviços, com 26 postos de trabalhos a mais.

No que tange ao município de São João da Barra, localizado na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, onde se depositam neste momento de crise econômica nacional, as nossas esperanças. Os números dos postos de trabalhos ficaram, também, positivos no mês de maio de 2017 em 7 empregos formais, em contraposição, ao mês de maio de 2016, quando, foram destruídos 255 empregos de trabalhadores detentores da carteira assinada. O segmento econômico de melhor desempenho restringe-se ao das atividades de serviços, certamente, ligados ao empreendimento do Porto do Açu.

Finalmente, dentro do contexto do emprego formal da região, pode-se afirmar as respectivas economias dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, estão em processo de reversão da curva de desaquecimento das contratações de mão-obra. Dando claro e evidente sinal de retomada do crescimento econômico. Vamos aguardar e torcer, para que os números sejam sustentáveis positivamente nos próximos meses do ano vigente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário