quinta-feira, 14 de março de 2024

IDH: Argentina em crise econômica à frente do Brasil

 

ONU divulgou ranking de qualidade de vida relativo a 2022, o IDH. O Brasil, infelizmente, por conta do quesito educação caiu duas posições, anteriormente nós estávamos na 87º e agora passamos para 89º. O país obteve melhora em renda per capta e na expectativa de vida.

Os melhores indicadores ficaram a cargo da Suíça, com 0,967, depois a Noruega com 0,966 e em terceiro, a Islândia, com 0,959. O que demonstra claramente a boa qualidade de vida existente nesses países.   

Já na América Sul, o Chile apresentou o IDH de 0,86, a Argentina o IDH foi de 0,84 e o Peru exibiu o quantitativo de 0,76, o que respectivamente, na escala mundial deixam tais países ranqueados na 44º, 48º e 87º, enquanto o Brasil, como salientado no começo deste artigo, apenas a guisa de reiteração, amargou a 89º. Ou seja, Chile, Argentina e Peru estão à frente do Brasil. O que é hilariante.

Por fim, importa lembrar, embora o Brasil esteja entre as dez maiores economias do mundo e a maior da América do Sul. A Argentina, em crise econômica há meio século, superou e muito a posição brasileira. Simplesmente, porque o nível da escolarização do povo argentino é infinitamente mais elevado, que o nosso. Precisamos, sim, investir bastante em educação de base, caso contrário, o insucesso na qualidade de vida perdurará.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário