quarta-feira, 4 de março de 2020

A ECONOMIA BRASILEIRA CONTINUOU PATINANDO EM 2019 COM O PIBINHO DE BOLSONARO. INFELIZMENTE!




PIBINHO DE PAULO GUEDES E DE BOLSONARO




A economia brasileira continua na sua trajetória angustiante, de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de riquezas produzido ao longo do período de um ano, de um determinado país.

Dando, com isso, uma demonstração clara, de que a política econômica, adotada pelo governo Bolsonaro, encontra-se, flagrantemente, no caminho errado, quando ainda insiste , apenas, na implantação da política monetária expansionista. A queda expressiva da taxa básica de juros, que jamais, chega na ponta para o tomador de crédito, considerada sozinha incapaz de impactar a curva de investimentos do setor privado e retomar dignamente o crescimento econômico,  da economia pátria.

Até então, o aludido governo, vem reduzindo o tamanho do estado, esperando, assim, que o setor produtivo assuma o espaço deixado pelo ente público. Tal fato  na prática não está se confirmando. Uma prova cabal dessa conjuntura reside ,simplesmente, no crescimento econômico de 1,1% do PIB de 2019 divulgado hoje pelo IBGE.

Acrescento, todavia, ao contexto, para não dizerem que somente critico o atual governo. Enquanto, o Congresso Nacional, não revogar a equivocada emenda constitucional número noventa e cinco, responsável pelo congelamento dos investimentos públicos por vinte anos. O Brasil continuará, sim, a amargar resultados medíocres na sua política econômica, comandada atualmente, pelo “Gênio de Chicago” Dr. Paulo Guedes.

E, por fim, para simples conferência dos leitores,  é importante  destacar, no ensejo, o desempenho dos diversos setores do PIB, como por exemplo: o de serviços 1,3%, o da indústria 0,5%, o da agropecuária 1,3%, o consumo das famílias 1,8%, o consumo do governo -0,4%, os investimentos 2,2%, a construção civil 1,6%, a exportação -2,5% e a importação: 1,1%. Essa é a dura realidade do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário