segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Economia formal de São João da Barra não absorveu os benefícios da geração de emprego e renda do setor da construção civil do Porto do Açu no mês de julho de 2019 comparado ao mês de julho de 2018. Esse fenômeno é muito preocupante.



Saldo líquido da empregabilidade da economia de São João da Barra de julho de 2019/2018 segundo o CAGED




Segundo o último CAGED, o município de São João da Barra elevou o número das contratações dos trabalhadores com a carteira assinada, em julho do ano de 2019 comparado ao mesmo período de 2018, em função, obviamente, das edificações por parte da Termelétrica do Porto do Açu. Em julho de 2019 as contratações atingiram o patamar de 633 empregos a mais e em julho de 2018 foram 255, alavancado pela construção civil que em 2019 e 2018 gerou 659 e 183 postos de trabalho respectivamente, como se vê no gráfico em anexo.

Todavia, percebe-se, que a renda gerada pelos empregos do Porto do Açu, não conseguiu se traduzir ainda em empregos formais na economia sanjoanense, no mês de julho de 2019. Como por exemplo, a indústria de transformação contabilizou menos 30 vagas, a agropecuária menos dois empregos e o setor extrativista mineral amargou a eliminação de dois empregos com a carteira assinada. Enquanto, o comércio criou apenas um posto de trabalho e o setor de prestação de serviços somente oito empregos.

E o mesmo comportamento ocorreu no mês de julho de 2018, onde a construção civil encerrou com 183 vagas a mais e os demais segmentos econômicos, tiveram um baixo desempenho, como a guisa de exemplo, o comércio abriu 14 empregos, o setor de serviços 52, a indústria de transformação perdeu sete vagas e o setor de extração mineral eliminou uma vaga.

Diante desse contexto, pode-se concluir que as rendas engendradas pelo segmento da construção civil sanjoanense, não estão dinamizando a economia formal do município. O que de certa forma é profundamente preocupante. Os números relativos à empregabilidade de julho de 2019 e também de 2018 deixam claro esse fenômeno.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário