sexta-feira, 29 de junho de 2018

CONTRATAÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA FORAM AS RESPONSÁVEIS PELA MELHORA DO SALDO LÍQUIDO DA EMPREGABILIDADE DE JANEIRO A MAIO DE 2018/2017.


SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO POR SETOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA DE JANEIRO A MAIO DE 2018/2017


Fonte: CAGED


De acordo com os dados da última pesquisa sobre a empregabilidade, divulgada pelo CAGED no dia vinte deste mês, em relação ao município vizinho de São João da Barra. Verifica-se, o bom desempenho do município, em alguns segmentos econômicos no que se refere a geração de empregos formais no período de janeiro a maio de 2018, quando comparado ao mesmo período do ano de 2017.

O setor que mais contratação efetuou refere-se ao da construção civil, exibindo o saldo líquido positivo de 321 postos de trabalho, no ano de 2018. No período de janeiro a maio de 2017 este segmento fechou 242 vagas de empregos. Os números deste ano demonstram o reaquecimento do setor responsável por grande absorção de mão de obra desqualificada, sobretudo, num cenário de crise econômica e financeira. Puxado, obviamente, pelas obras de infraestruturas do grande investimento, localizado no município, o Porto do Açu, que a despeito da retomada lenta das suas atividades, já produz os seus reflexos positivos na curva de empregabilidade.

O outro segmento relevante intimamente ligado as atividades portuárias, o de serviços, encerra os primeiros cinco meses de 2018, gerando 94 empregos formais. No ano passado, como se vislumbra no gráfico e na tabela, as contratações ficaram com o saldo positivo de 361 trabalhadores com a carteira assinada. Através dos números do setor de prestação de serviços, apresentados no ano de 2018 menores do que ao do ano passado, identifica-se, o relativo desaquecimento do ritmo de atividades operacionais do empreendimento do Açu, na atual conjuntura.

Por fim, importa salientar baseado nos dados do CAGED, o município de São João da Barra, dentro do contexto regional de lenta recuperação econômica, apresentou, sim, melhora no seu quadro de empregabilidade, exatamente alavancado, nos dois segmentos econômicos, dependentes da dinâmica do Porto do Açu, como a guisa de exemplo, o de serviços e o da construção civil. Com isso, o saldo líquido total acumulado de todos os segmentos de janeiro a maio de 2017 foi de 70 empregos e no ano de 2018 de 451. Boa notícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário