sexta-feira, 16 de setembro de 2016




MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA BALANÇO ORÇAMENTÁRIO  ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PERÍODO DE REFERÊNCIA : 1º Bimestre /2014/2015/ 2016 - VALORES NOMINAIS.

Fonte: PMCG

Ao analisar os dados da execução orçamentária de forma comparativa da Prefeitura Municipal de Campos do primeiro bimestre de 2014/2015/2016, relativo aos valores da folha de pagamento e dos investimentos realizados.

 Verifica-se, no que tange a folha de pagamento no ano de 2015 em relação ao ano de 2014 uma variação percentual positiva de 5,53%. Quando se analisa a curva de investimentos do ano de 2015 em relação ao ano de 2014, o impacto na queda dos investimentos representa 96,97%, quase 100%. Ou seja, neste primeiro bimestre de 2015 a PMCG praticamente, deixou de investir. A causa reside no impacto da redução das receitas dos royalties e das participações especiais, em função da queda do preço do barril do petróleo, logo no início do ano de 2015.  

Ao focar a análise, agora, no ano de 2016 em relação ao ano de 2015, ocorre o mesmo fenômeno relativo à folha de pagamento. A variação continua positiva, só que desta feita em 7,69%. Este aumento baseia-se no crescimento vegetativo da folha conjugado a remuneração das férias dos professores da rede municipal, via de regra, são pagas em janeiro e fevereiro de cada ano. Todavia, os investimentos embora bastante irrisórios, sofrem uma majoração de 107,96% de um para o outro, como se vislumbra no gráfico acima.

Importa deixar claro, sobretudo, neste ano eleitoral aos nobres candidatos que a partir de 2015, a realidade da saúde financeira da PMCG, se alterou totalmente. Quem pensa que encontrará facilidade em administrar o município nesta atual conjuntura de escassez de recursos financeiros, está completamente enganado. As promessas de campanha que alguns dos candidatos a prefeito da nossa cidade fazem na televisão, são  descoladas da realidade vigente. Sem condição alguma de serem viabilizadas do ponto de vista financeiro.

Quem se eleger a prefeito de Campos, seja no primeiro turno ou no segundo, herdará uma prefeitura com as contas públicas extremamente desequilibradas. A prefeita Rosinha, além de ter quebrado financeiramente a prefeitura, contraiu dívidas no mercado financeiro que serão pagas no mínimo em uma década pela população campista. 

Atenção ilustre candidatos, cuidado com as promessas, caso contrário, a tendência será  à frustração do eleitor. Frustração produz agressividade. Acho que nenhum dos senhores gostará de passar pelo triste dissabor, em que a ilustre inquilina do poder municipal por oito anos está passando. Viva a democracia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário