sexta-feira, 17 de abril de 2020

GOVERNO RAFAEL DINIZ GASTOU MENOS COM A MÍDIA LOCAL QUANDO COMPARADO AOS SEUS ANTECESSORES



GASTOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DOS GOVERNOS ARNALDO VIANNA, ALEXANDRE MOCAIBER, ROSINHA GAROTINHO E RAFAEL DINIZ DOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE GESTÃO ATUALIZADOS PELO IPCA - IBGE ATÉ FEVEREIRO DE 2020 






Continuando o trabalho de publicação dos principais setores da Administração Pública municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), no que tange a execução orçamentária e financeira da Comunicação Social. Fazendo, a comparação dos três primeiros anos dos governos Arnaldo Vianna, Alexandre Mocaiber, Rosinha Garotinho, com os três primeiros períodos da gestão Rafael Diniz.

Como se observa no gráfico em anexo, a administração Arnaldo Vianna, gastou em publicidade no ano de 2001 o valor de R$ 9, 819 milhões, em 2002 o total de R$ 8, 561 milhões e em 2003 o quantitativo financeiro de R$ 5, 301 milhões.

No que diz respeito, ao governo Mocaiber, a despesa pública da Comunicação Social, em 2006 foi de R$ 15, 661 milhões, em 2007 de R$ 17, 944 milhões e em 2008 de R$ 5, 339 milhões. Neste ano ocorreu uma queda de 70,24% dos aportes financeiros, em relação ao ano anterior. Este blog procurou investigar a causa dessa variação brusca, mas, infelizmente, não encontrou explicações plausíveis para tal fenômeno.

Agora, no que se refere ao governo Rosinha, os gastos da área de publicidade do seu segundo ano de mandato, cresceram, significativamente, quando comparado ao primeiro ano de gestão. Em 2009 eles foram de R$ 5, 679 milhões, no ano eleitoral de 2010 os aportes na imagem do governo, atingiram o patamar de R$ 24, 837 milhões, aumentando, assim, o percentual de 337,35%. E em 2011 o aludido segmento recebeu a cifra de R$ 20, 425 milhões.

Já, no Governo Rafael Diniz, o herdeiro do ciclo da escassez de riquezas da extração de petróleo no cenário local, verificou-se que, os recursos destinados a Comunicação Social foram relativamente pequenos, ao se cotejar, com os seus antecessores. No ano de 2017 chegou ao quantitativo financeiro de R$ 1, 194 milhão, em 2018 cresceram 152,97% totalizando o numerário de R$ 3, 021 milhões e em 2019 foram de R$ 3, 662 milhões.    

Diante dos dados do Relatório da Execução Orçamentária da Prefeitura Municipal de Campos, coletados junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Pode-se afirmar, então, que a mídia local no período de gestão da prefeita Rosinha recebeu, sim, um maior quantitativo de verbas publicitárias.        



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