sexta-feira, 29 de novembro de 2019

RECEITA TOTAL DA PREFEITURA DE CAMPOS CRESCEU 12,44% E A FOLHA TOTAL DESCRECEU 3,09% DE 2019 EM RELAÇÃO A 2016 O ÚLTIMO ANO DA PREFEITA ROSINHA



RECEITA TOTAL X FOLHA TOTAL DE JANEIRO A AGOSTO DE 2016 A 2019 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) 





No dia de ontem o prefeito de Campos, resolveu anunciar aos servidores públicos municipais, o não pagamento do décimo terceiro salário, deste ano, tão ansiado por todos, inclusive, pelo comércio local. E o fará no ano que vem no seu último ano de gestão, até o mês de maio.

Ao assumir tal risco, o ilustre chefe do poder executivo, Rafael Diniz, estará contratando antecipadamente, o ônus do pagamento, no ano de 2020, o seu último ano de governo, de catorze folhas salariais, ou seja, a do décimo terceiro que deixou de pagar agora e as treze folhas correntes relativas ao exercício fiscal futuro. Com o agravante, ainda, da possibilidade de perder a principal receita do orçamento municipal, que são os royalties e a participação especial, em abril de 2020. Caso a decisão do Supremo Tribunal Federal, a respeito do julgamento da redistribuição das indenizações petrolíferas, seja desfavorável aos municípios produtores de petróleo. 
       
Diante dessa conjuntura indesejada e caótica do ponto de vista fiscal e financeiro, importa destacar nesta análise, a evolução da receita total e da folha total, nos primeiros oitos meses de 2019 comparado ao mesmo período de 2016, do último ano da prefeita Rosinha. Conforme registrado no gráfico em anexo, cuja fonte encontra-se disponível no Relatório de Execução Orçamentária da Prefeitura, enviado ao TCE-RJ. E assim, pode-se verificar que, enquanto o crescimento da receita total foi de 12,44% o da folha total decresceu 3,09%.

Em razão desses números, percebe-se uma gestão fiscal relativamente equilibrada, sem considerar aqui, obviamente, a rubrica orçamentária denominada de outras despesas correntes, onde se contabiliza as despesas de custeio fixo e variável, sem a folha de pessoal. Vamos torcer doravante, para que o nosso prefeito consiga receita suficiente em 2020, para fazer face aos crescentes gastos correntes da sua gestão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário