quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SELIC 12,25% AO ANO





A Realidade Venceu!

Após dois anos de recessão econômica profunda no Brasil, a do ano de 2015 e a provável, recessão, do ano de 2016, faltando apenas a sua confirmação pelo IBGE, instituição responsável em apurar o Produto Interno Bruto da Economia (PIB).

O governo federal através do Banco Central resolve reduzir a taxa de juros Selic para 12, 25% ao ano. Este movimento fará com que a economia, retome o crescimento econômico, talvez, ainda neste ano. A taxa de juros baixa estimula os investimentos das atividades econômicas, gerando mais empregos renda e impostos para os cofres públicos.

Importa ressaltar, a possibilidade de se reaquecer a demanda agregada do sistema econômico, através da queda da taxa de juros ou flexibilização da política monetária restritiva do governo, pode ficar no curto prazo, somente, no campo da expectativa. Em virtude da economia brasileira encontrar-se mergulhada numa crise fiscal e financeira sem precedente na história recente. Hoje as famílias, as empresas estão com os seus respectivos índices de endividamento elevado, com isso, ao recorrerem ao sistema financeiro poderão se deparar com taxas de juros altas, eis que são considerados tomadores de crédito de alto risco.

De qualquer forma a redução da taxa Selic deve ser comemorada, sim, pelo setor produtivo da economia, pois, a partir de agora se viverá dentro de um cenário macroeconômico mais favorável a atividade produtiva. Antes da redução da taxa Selic, vivia-se a conjuntura propícia à ciranda financeira, patrocinada pelos bancos.

Diante deste contexto, só resta à sociedade aguardar o comportamento futuro dos agentes econômicos, e torcer, para que a agenda política do Congresso Nacional, não interfira na agenda econômica do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário