quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017


SALÁRIO MÉDIO MENSAL (Salário Mínimo) -CAMPOS,  SÃO JOÃO DA BARRA, MACAÉ E RIO DAS OSTRAS - 2006/2014  
  


Fonte: IBGE

Os gráficos acima demonstram a renda média anual em salários mínimos, dos municípios de Campos, de São João da Barra, de Macaé e o de Rio das Ostras.

Observam-se, dentro do recorte de tempo de 2006 a 2014, os municípios da região do petróleo tiveram pouco incremento das suas rendas, exceto o município de Macaé que encerra o ano de 2014 com a renda média de 7,7 salários mínimos. Enquanto Campos encerra o mesmo ano com a renda média em 2,6 salários mínimos, São João da Barra com 3,3 salários mínimos e Rio das Ostras com 4,2 salários mínimos.

Esses dados deixam claro, o único município que obteve impacto positivo no crescimento da sua renda em virtude, da melhora na qualidade dos empregos, restringe-se a Macaé. Neste município, encontra-se efetivamente instalada a indústria petrolífera da região, responsável direta pela elevação da renda e dinamização da economia local.

Os demais municípios classificam-se na categoria de apenas recebedores das rendas do petróleo. Deixaram de utilizar os benefícios decorrentes da atividade petrolífera, num processo de diversificação econômica, em atividades produtoras de valores agregados.

O município de Rio das Ostras, a renda média atingiu em 2014, 4,2 salários mínimos por conta, da implantação do seu distrito industrial, atrair às empresas do segmento do petróleo do município vizinho de Macaé.   

Já o município de Campos e o de São João da Barra, as suas economias tem como base a atividade comercial e a atividade de serviços, ambos os segmentos de baixo valor agregado e baixa remuneração salarial. Embora a economia sanjoanense, apresente perfil salarial ainda melhor do que o da economia campista, em virtude dos investimentos por parte do empreendimento do Porto do Açu, cujas obras tiveram o seu início no ano de 2007. Como prova os dados do IBGE, exarados no gráfico acima, a renda média de São João da Barra, no ano de 2006 era de 2,3 salários mínimos, logo em 2007, salta para 3,0 salários mínimos, mantendo-se constante em dois salários mínimos, em 2008, em 2009, em 2010 e em 2011, retornando ao patamar de três salários mínimos nos anos posteriores.

Enfim, as economias de Campos e a de São João da Barra, os poderes aquisitivos, configuram-se, no cenário econômico regional, inferior ao das economias de Macaé e a de Rio das Ostras. São economias de baixa dinâmica econômica. As rendas do petróleo que circularam nessas duas economias, foram incapazes de alterar este quadro deplorável. Infelizmente!       




Nenhum comentário:

Postar um comentário