terça-feira, 1 de novembro de 2016


SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO -SETEMBRO -2015/2016

Fonte: MTE/CAGED

Retrato do saldo líquido do emprego comparando o mês de setembro do ano de 2015 com o mesmo período do ano de 2016.

Verifica-se, o município de Campos perdeu no mês de setembro do ano de 2015, a totalidade de 177 trabalhadores com a carteira assinada. O segmento econômico, deste ano, que mais demissão promoveu diz respeito ao segmento do comércio, com 72 empregos formais a menos. No ano de 2016 em virtude do agravamento da crise econômica nacional e da local, o quantitativo de desempregados do mês de setembro se eleva, atinge o patamar de 776 empregos destruídos. O segmento econômico que mais demitiu, neste mês, refere-se ao da agropecuária, decorrente, obviamente, do fim da safra das usinas que ainda sobrevivem no nosso município.   

O município de Macaé perdeu no mês de setembro do ano de 2015, 635 empregos com a carteira assinada. O segmento econômico responsável pela promoção do maior número de demissão refere-se ao de serviços, com o quantitativo de 487 trabalhadores formais a menos. Neste município, a atividade de prestação serviços sempre se destacou, em razão, das expressivas contratações das empresas terceirizadas da Petrobras.

O município de são João da Barra, como pode se observar através do gráfico acima. No mês de setembro do ano de 2015 o saldo líquido do emprego foi zero. Ou seja, neste mês não ocorre perda de empregos formais no cômputo geral do mês, a despeito, da atividade da construção civil ter demitido 14 trabalhadores formais. Ao contrário do que ocorre em setembro do ano de 2016, quando o desemprego se apresenta com 113 trabalhadores a menos com a carteira assinada. O segmento econômico que mais demitiu neste mês foi o da construção civil com 92 empregos destruídos.

No município de Rio das Ostras o mês de setembro do ano de 2015, se encerra com o saldo líquido do emprego com menos 189 trabalhadores. O segmento econômico que mais demitiu neste mês foi o de serviços, com a destruição de 92 empregos formais. Já no mês de setembro do ano de 2016, esta curva se inverte, como pode se vislumbrar no gráfico acima. O saldo líquido apurado resultou em zero de demissão. O segmento econômico que gerou o maior número de empregos foi o da atividade de serviços. Ou seja, ocorre uma recuperação da atividade de serviços no período em que se discorre a  análise.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário