segunda-feira, 31 de outubro de 2016


SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO DE JANEIRO A SETEMBRO- 2015/2016

Fonte: MTE/CAGED

Ao se analisar os dados do saldo líquido do emprego de forma comparativa dos municípios acima relativos ao período de janeiro a setembro de 2015/2016, verifica-se, o desemprego continua castigando significativamente os trabalhadores formais residentes na nossa região.

No município de Campos, no período de janeiro a setembro do ano de 2015, ocorre a destruição de apenas 284 empregos com a carteira assinada. No mesmo período, após o agravamento da crise financeira municipal, conjugada com a nacional, o desemprego do ano de 2016 atingiu o patamar de 3.147 trabalhadores com a carteira assinada. Quadro profundamente preocupante.

No município de Macaé a situação do emprego também gera preocupações. No período acumulado de janeiro a setembro do ano de 2015 foram demitidos 7. 282 trabalhadores formais, enquanto neste mesmo período do ano de 2016, o desemprego se eleva em números absolutos para 11.401 trabalhadores.

No município de Rio das Ostras ocorre uma ligeira melhora no quadro de desemprego, ao se comparar um ano com o outro. De janeiro a setembro do ano de 2015 a perda no número de empregos foi de 1.773. Já no ano de 2016, considerando o mesmo período, esta perda sofre redução. Os desempregados contabilizados no município são de 1.644 trabalhadores formais.

O município de São João da Barra a situação de desemprego também pode se considerá-la alarmante. No ano de 2015 ocorre a perda de 509 postos de trabalhos. No ano de 2016 no período acumulado de janeiro a setembro, o desemprego cresce e atingi 966 trabalhadores.

Conclui-se, assim, diante dos dados do saldo líquido do emprego do CAGED, os municípios salientados no gráfico, sofrem bastante em conseqüência da crise econômica, que ora assola o país e tudo indica, parece que se instalou de vez na região. Basta andar pelas ruas e avenidas desses municípios, a paisagem da dinâmica econômica foi substituída pelas placas de aluguéis de pontos comerciais e o fechamento de várias empresas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário