terça-feira, 4 de outubro de 2016


MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES  EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA-PERÍODO DE REFERÊNCIA : 3º Bimestre / 2016


Fonte: TCE-RJ

O gráfico acima retrata a execução orçamentária do terceiro bimestre de 2016 da folha de pagamento e do investimento, dentro da relação comparativa com o mesmo período de 2014, quando a prefeitura usufruía de afortunado orçamento e o ano de 2015, momento, do início efetivo da significativa trajetória de queda dos preços do barril de petróleo, cujos reflexos, foram negativos sobre o orçamento municipal.

Considerando como o ano base de 2014, percebe-se, a folha de pagamento cresceu até o ano fiscal de 2016, o percentual de 14,11%. Enquanto os investimentos neste indigitado período sofre expressiva queda de 49,95%, variação percentual de quase 50%.

Importa lembrar, neste terceiro bimestre, encontra-se agregado o pagamento de 50% do décimo terceiro salário do servidor realizado ao final do mês de junho, juntamente com as duas folhas corrente do bimestre. Por conta disto, estas duas folhas de 2016 são superiores as folhas de pagamentos, dos mesmos bimestres anteriores deste mesmo ano, já publicados neste blog.

Outro aspecto que merece destaque e certamente, contribuiu, no sentido de majoração desta folha bimestral de 2016, diz respeito ao aumento eleitoreiro de aproximadamente 10%, concedido em maio, pela ilustre prefeita Rosinha. Fato que não ocorreu no ano fiscal de 2015, quando o servidor público municipal ficou sem aumento de salário.

Por derradeiro, o gráfico demonstra através das linhas de tendências, que a folha de pagamento da prefeitura se eleva enquanto a curva de investimentos segue a sua trajetória negativa.

O prefeito eleito com todos os méritos e pompas no último domingo terá pela frente árduo trabalho, em equilibrar as crescentes despesas  da prefeitura que não se restringem apenas, a folha,  com a conjuntura de queda de receita pública. Infelizmente!                


Nenhum comentário:

Postar um comentário