terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Queda do PIB de Campos de 2016 em quase cinquenta porcento, confirma, apenas, a dependência da economia municipal das rendas petrolíferas





Queda de quase 50 % no PIB de 2016 do município de Campos dos Goytacazes (RJ)




Com base na análise do professor Alcimar das Chagas Ribeiro, no seu site Coneflu, relativa aos números do produto interno bruto (PIB) dos municípios produtores e não produtores de petróleo da região, publicado recentemente pelo IBGE.

Pode-se, dizer especificamente, no que tange ao município de Campos, que a queda do PIB municipal de 2016, representou quase cinquenta por cento, quando comparado ao ano de 2014. Ano em que o preço do barril do petróleo, a partir do mês de setembro de 2014, inicia a sua trajetória de queda abaixo do preço de US$ 100 dólares.

Tal movimento confirma, apenas, o que já se havia discutido exaustivamente, nas universidades privadas e públicas, da região, que a partir da conjuntura de redução do preço do barril do petróleo, o PIB de Campos, certamente, sofreria impacto negativo no seu resultado, em razão da descontaminação por parte das rendas do petróleo agregado pelo IBGE, no que se refere ao segmento da indústria. Este fato deixa claro, que a economia de Campos constitui-se, simplesmente, numa economia rentista, ao contrário da economia macaense, que é verdadeiramente a economia do petróleo da região.

As rendas expressivas recebidas pelo município de Campos, no período circunscrito de 1999 a 2014, deixaram certamente de ser convertidas, numa base econômica que pudesse fortalecer a economia real municipal, dentro da perspectiva do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDECAM), para exatamente, a partir do momento, em que o petróleo perdesse fôlego ou escasseasse, a economia do município teria sustentabilidade, através da diversificação da atividade econômica local.

Infelizmente, os gestores públicos que passaram pela prefeitura no período salientado acima, interpretaram de forma diferente, a realidade econômica. Por conta disto e de outras questões inerentes ao processo de desenvolvimento econômico, o município de Campos, vem sofrendo com o seu esvaziamento econômico, responsável pelo alto desemprego de mão de obra e queda da renda agregada. Uma história que jamais será esquecida pela população campista de boa memória.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário