segunda-feira, 9 de julho de 2018

CÂMBIO X INFLAÇÃO


Efeitos da taxa de câmbio desvalorizada sobre a 

inflação no Brasil





Desvalorização da taxa de câmbio provoca a elevação das exportações dos bens e serviços, em virtude dos produtos produzidos na economia interna, ficarem mais baratos nos mercados externos.  Tal movimento tem como condão, aumentar as vendas externas e no curto e médio prazo, gerar a redução na oferta de bens e serviços na economia doméstica, visto que mais produtos sendo exportados, terá como consequência, a majoração dos preços por parte do setor produtivo ou a inflação.

Na iminência da retomada do processo inflacionário, o Banco Central, via de regra, deverá aumentar a taxa de juros Selic, no intuito de arrefecer a demanda agregada dos agentes econômicos, decorrente do encarecimento do crédito no mercado financeiro, inviabilizando, assim, as suas respectivas aquisições de bens e serviços e os investimentos em máquinas e equipamentos.

No Brasil de hoje, por conta da excessiva taxa de desemprego acima dos 13% ou mais de treze milhões de pessoas desempregadas segundo o IBGE, a inflação, encontra-se dentro da meta prevista pelo BACEN de 4,5% ao ano. 
A causa desta baixa inflação, está na queda da renda dos trabalhadores ou falta de renda, culminando, por sua vez, no baixo consumo das famílias.

O recrudescimento da inflação do mês de junho de 2018 cujo índice fechou em 1,26%, medido pelo IPCA, decorre da greve dos caminhoneiros, ocorrida na segunda quinzena de maio. Considerada o ponto fora da curva ou evento excepcional.

Diante deste contexto, pode-se afirmar, a inflação no Brasil, está sob controle, não há motivos para se preocupar. A instabilidade do sistema econômico atualmente, advém da falta de credibilidade do governo federal e as sucessivas altas dos juros da economia americana, cujos reflexos impactam negativamente o dólar e deixa claro a possibilidade do Banco Central brasileiro de elevar os juros básicos, no segundo semestre que se avizinha.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário