quarta-feira, 11 de abril de 2018

QUEDA NA ARRECADAÇÃO DO ISS REFLETE O CENÁRIO DE DESACELERAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE



ISS EM VALORES CORRENTES DOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DA BACIA PETROLÍFERA DE CAMPOS 2017/2016

Fonte: TCE-RJ

Arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS), incidente sobre as atividades econômicas de prestação de serviços, localizadas dentro dos principais municípios da Bacia Petrolífera de Campos, reflete, claramente, a retração do processo econômico da região Norte Fluminense, no ano de 2017. Apenas o município de São João da Barra apresentou sinais de melhora no que tange a arrecadação do ISS, porém, importa salientar, os números apresentados pela prefeitura sanjoanense referem-se ao período de janeiro a outubro, tanto do ano de 2017 como do ano de 2016. Em virtude da prefeitura ainda não entregar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), a sua execução financeira do último bimestre de 2017.

Todavia, como se verifica no gráfico e na tabela, o município de Campos, a arrecadação sofreu queda de 16,60%, no município de Macaé a redução foi de 16,20%, em Rio das Ostras o arrecadado ficou em menos 14,80% e no município de São João da Barra a elevação deste relevante imposto, atingiu ao pequeno percentual de 5,14%. Reiterando, em relação a São João da Barra a arrecadação dos números apresentados são de 10 meses.

Dentro deste contexto negativo, pode-se concluir baseado nos números do ISS de cada município, que ocorre, sim, desaceleração no ritmo de atividade econômica dos municípios petrorrentistas. Para infelicidade de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário