quarta-feira, 4 de abril de 2018

NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2018 CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA FECHAM VAGAS DE EMPREGOS



EVOLUÇÃO DO SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO DO BRASIL, DO ESTADO DO RIO, DE CAMPOS, DE  MACAÉ, DE RIO DAS OSTRAS E DE SÃO JOÃO DA BARRA
Fonte: CAGED

Como se observa no gráfico e na tabela, a evolução do saldo líquido do emprego da economia brasileira do mês de fevereiro encerrou o mês com o saldo positivo em 61.188 postos de trabalho a mais, contra a eliminação de 41.864 empregos formais no mesmo período do ano de 2017. Os dados positivos da empregabilidade do mês avaliado demonstram os sinais claros de recuperação da economia nacional.

O estado do Rio de Janeiro, infelizmente, ainda destrói postos de trabalho, a despeito da melhora do seu quadro econômico, como pode se verificar em face dos números da empregabilidade do mês de fevereiro do ano de 2018, quando se fechou apenas 2.750 vagas. A guisa de comparação ressalta-se em 2017, o quantitativo de redução do saldo líquido do emprego com a carteira assinada atingiu o patamar de 26.472 trabalhadores a menos. Pode-se dizer, então, a economia do estado já produz sinais de reaquecimento das atividades econômicas.

Em relação ao município de Campos, a economia local, continua desempregando trabalhadores detentores de carteira assinada, porém, os números apurados pelo CAGED em fevereiro de 2018, são bem mais favoráveis do que os números do ano passado. Em 2018 perde-se 36 postos de trabalho e em 2017 foram 165.

No que se refere ao município de Macaé, onde a crise econômica nacional deixou profundas marcas, seja no aspecto econômico como no aspecto social. O mercado de trabalho do mês de fevereiro de 2018 encerrou com o seu saldo positivo em 678 empregos formais a mais, puxado, obviamente, pela retomada dos investimentos da indústria do petróleo. Já em 2017, como se vislumbra no gráfico e na tabela, no mês de fevereiro, os números do saldo líquido ficaram negativos em 317 trabalhadores formais. 

Agora, no município de Rio das Ostras, vizinho ao município de Macaé, encerrou o mês de fevereiro de 2018 gerando menos empregos do que em relação ao ano de 2017, todavia, o saldo líquido continua positivo. Em fevereiro de 2018 foram 11 empregos formais e em 2017 o saldo foi mais generoso, ficou circunscrito a 180 empregos. 

No que tange ao município de São João da Barra, sede de um dos maiores projetos de investimentos do país, o Porto do Açu, o mercado de trabalho desaquece no mês de fevereiro de 2018, visto que o saldo líquido do emprego ficou negativo em 64 trabalhadores formais. Em 2017 este número era positivo em 49 empregos formais.

Diante da pesquisa realizada pelo CAGED do mês de fevereiro de 2018, importa salientar, os únicos municípios que deixaram de gerar empregos na Bacia Petrolífera de Campos, foram Campos e São João da Barra, assim como, a economia do estado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário