segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Orçamentos bilionários das Prefeituras petro-rentistas do ERJ e os baixos investimentos

 

Investimentos públicos dos municípios petro-rentistas das Bacias de Campos e de Santos de janeiro a dezembro de 2022 em valores nominais - (R$ em Milhões)



Segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) de janeiro a dezembro de 2022, encaminhado ao TCE-RJ, pelos municípios registrados no gráfico, relativo à receita total e ao investimento, exceto, no caso de Niterói e de Saquarema, que ainda não fizeram as suas respectivas, prestações de contas.

Observa-se, no que tange a relação INV./RT, o município de Maricá foi o que mais destinou recursos para os investimentos em termos relativos, somente, 7,71%. Ele pertence à Bacia Petrolífera de Santos, onde se extraiu 73% do petróleo oriundo dos poços do pré-sal, no Brasil em 2022, segundo o relatório de Produção e Vendas da Petrobrás.

E o município com a menor capacidade de investimento ficou a cargo de São João da Barra, com, apenas, 2,58% de toda a sua receita arrecadada no ano de 2022.

Por fim, pode-se afirmar que, a despeito dos orçamentos dos municípios petro-rentistas do estado do Rio de Janeiro (RJ), serem os maiores do país, a capacidade deles de investimentos, ainda é muito pequena. Demonstrando, com isso, que os prefeitos bilionários das duas bacias, continuam privilegiando, a despesa corrente, em detrimento da curva de investimento público. O que é muito preocupante dentro da atual conjuntura.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário