quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Agricultura campista de 2005 a 2023: era tempo de abundância

 

O gráfico apresenta a evolução dos gastos na agricultura do município de Campos dos Goytacazes (RJ), de 2005 a 2023, anualizados em valores reais e atualizados pelo IPCA do IBGE de julho de 2024. Esses dados abrangem os gastos desde o governo de Carlos Alberto Campista até o governo de Wladimir Garotinho.

Para esclarecer os leitores deste blog, o menor gasto foi registrado no governo de Rafael Diniz, totalizando R$ 256.789,01 em 2017. Já o maior gasto ocorreu no governo de Rosinha Garotinho, em 2014, atingindo R$ 20.123.456,78. Esse foi um ano eleitoral, no qual o marido da prefeita era candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, e a máquina pública da prefeitura de Campos estava direcionada exclusivamente para atender às demandas da campanha do ex-governador Garotinho, que foi derrotado ainda no primeiro turno pelo bispo Marcelo Crivella, da Igreja Universal, como todos se lembram.

Assim, apresentamos aqui, de forma inédita, o panorama dos gastos na agricultura campista. Eram tempos de grandes recursos, e agora resta apenas a saudade dos anos gloriosos. É assim que as coisas são.

Por fim, é relevante lembrar que o volume significativo de dinheiro destinado à agricultura não foi suficiente para reverter sua baixa produtividade nem para impedir sua crescente decadência, como se observa atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário