quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Municípios da região já sentem a redução do ICMS da lei de Bolsonaro

 

Arrecadação do ICMS dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de janeiro a agosto de 2021 e de 2022 em valores nominais - (R$- em Milhões)



De acordo com os dados da arrecadação do ICMS retirados do TCE-RJ, de janeiro a agosto de 2021 e de 2022, conforme o gráfico.

No período de janeiro a agosto de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, os municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, tiveram queda de arrecadação do ICMS.

Por conta da sanção em junho da Lei Complementar 194 de 2022, pelo presidente Jair Bolsonaro que fixou em 17% e 18% as alíquotas do ICMS dos estados, sem compensação financeira, sobre os combustíveis, a energia eléctrica, os serviços de comunicações e de transporte coletivo.

Portanto, a perda de arrecadação dos municípios anunciada em junho deste ano por este blog, com a redução das alíquotas do ICMS, apenas, está se confirmando agora. Ou seja, a conta chegou. Teremos, doravante, menos investimentos na saúde e na educação. Isso, por enquanto, ainda faltam as receitas relativas aos meses de setembro, de outubro, de novembro e de dezembro. O que é lamentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário