terça-feira, 10 de novembro de 2020

Uma verdade inconveniente: redução da poupança financeira do servidor público da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) de 2015 a 2019 é de quase oitocentos milhões de reais. Aposentadoria está comprometida.

 

Evolução da poupança financeira da PREVICAMPOS de 2007 a 2019 em valores reais atualizados até o mês de fevereiro de 2020 pelo IPCA do IBGE - (R$ - em Milhões)



De acordo com o gráfico acima sobre a evolução da poupança financeira do servidor público municipal, depositada no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (RJ) - PREVICAMPOS, em valores reais, atualizados até o mês de fevereiro de 2020.

Observa-se que, o ano de 2015, representou o último exercício fiscal em que ela (poupança) destinada ao pagamento dos aposentados e pensionistas, ultrapassou a casa de um bilhão de reais, cessando a sua trajetória de crescimento desde o ano de 2007. Todavia, ao se apurar o seu encolhimento de 2015 até 2019, constata-se, em termos relativos uma redução de 55,77%, resultando, assim, em valores absolutos, no total de R$ 795,516 milhões. Uma quantia bastante representativa do ponto de vista financeiro.

Portanto, em face desse cenário de expressiva perda financeira de 2015 a 2019, quase chegando ao patamar de oitocentos milhões, pode-se afirmar que, a aposentadoria dos servidores públicos da prefeitura de Campos, da ativa, dos aposentados e dos pensionistas, está sim, comprometida, no médio e no longo prazo. Constituindo-se, com isso, numa verdade inconveniente, para todos àqueles que dependem da PREVICAMPOS. Infelizmente.  


OBS: Uma verdade inconveniente é o nome do filme do documentário sobre o aquecimento global do ex-Vice - presidente dos Estados Unidos Al Gore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário