segunda-feira, 31 de julho de 2023

A combinação explosiva entre queda de receita e aumento de despesa obrigam o prefeito Wladimir a diminuir em mais de 50% o superávit financeiro

 

Execução orçamentária da Prefeitura municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) de janeiro a junho de 2022 e de 2023 em valores nominais - (R$ - Milhões)


De acordo com a execução orçamentária da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), publicada no Diário Oficial do dia 28/07/203. Retiramos os dados sobre a receita realizada, a despesa realizada e o respectivo superávit, de janeiro a junho de 2023 e comparamos eles em relação ao mesmo período de 2022.

Como se pode, observar no gráfico, a receita realizada do primeiro semestre de 2023 em relação à de 2022, encolheu 5,61%. Enquanto isso, no igual recorte de tempo do ano passado a despesa realizada cresceu 16,55%. O que resultou, numa diminuição do superávit ou da poupança do poder público municipal de 55,35%.

Em função desse cenário, chega-se a seguinte conclusão: a combinação explosiva da queda nominal da receita corrente, mais a elevação da despesa corrente, esta última, impactada pelo pagamento da dívida (amortização + juros), o crescimento da folha de pessoal e os encargos e a majoração do custeio fixo da máquina pública, conforme já analisamos, previamente. Levou o prefeito Wladimir Garotinho, a reduzir consideravelmente o superávit financeiro, no intuito de se fazer face aos seus compromissos no ano pré-eleitoral de 2023, no que diz respeito à elevação dos gastos públicos de janeiro a junho deste ano.   

 

Obs: Na próxima postagem demonstraremos o percentual relativo ao crescimento da despesa com a folha, a dívida e o custeio da máquina, realizado pela atual gestão municipal.          

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário