quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Ventos fortes do Porto do Açu elevam as rendas de São João da Barra

Salário médio do município de São João da Barra de 2019 e 2020 segundo a RAIS 



De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada recentemente, separados, por grupamento de atividade econômica, de 2019 e de 2020, sobre a renda média do município de São João da Barra (RJ).

Pode-se, observar no gráfico que, o setor com a maior renda em 2020 é a indústria, em segundo lugar vêm serviços e em terceiro a construção civil, todos eles  diretamente ligados,  ao empreendimento do Porto do Açu.

O mesmo fenômeno se verificou também no ano de 2019. A indústria atrelada ao porto liderou a remuneração média e os setores de serviços e a construção civil seguiram a mesma trajetória de crescimento.

Com isso, pode-se dizer diante desse cenário que, os salários pagos pela economia sanjoanense, em 2019 e 2020 estão bem superiores aos da economia de Campos, conforme estudo semelhante publicado ontem neste blog. Pois, a economia campista sobrevive, hoje, infelizmente, da dependência do extrativismo mineral (Petróleo), do extrativismo vegetal (Agricultura), e das baixas remunerações do comércio e do setor de serviços, cujas atividades agregam pouco valor ao sistema econômico local.

Portanto, os ventos oriundos do Açu através dos altos investimentos decorrentes do capital nacional e internacional estão embalando e elevando a remuneração média dos trabalhadores registrados pelas empresas portuárias. E dá-lhe Açu.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário